Logo Folha de Pernambuco

Ataque no Irã

Irã realiza funerais das 89 vítimas do ataque reivindicado pelo EI

Participaram da cerimônia o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o general Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária

O funeral começou por volta do meio-dia no pátio da mesquita Emam AliO funeral começou por volta do meio-dia no pátio da mesquita Emam Ali - Foto: Presidência iraniana/AFP

Os iranianos aparecem, nesta sexta-feira (5) em Kerman (sul), aos funerais das 89 vítimas do ataque explosivo de quarta-feira perto do túmulo do general Qassem Soleimani, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), anunciou a imprensa oficial .

O ataque - duas explosões com intervalo de 15 minutos - ocorreu perto da mesquita Saheb al Zaman, em Kerman, onde está o túmulo do general Soleimani, responsável pelas operações militares iranianas no Oriente Médio.

Ele foi assassinado pelos Estados Unidos no Iraque em 3 de janeiro de 2020.

O ministro iraniano do Interior, Ahmad Vahidi, disse na televisão nesta sexta-feira que os serviços de Inteligência do país detiveram “certos indivíduos envolvidos” no ataque, sem dar mais detalhes.

O funeral começou por volta do meio-dia no pátio da mesquita Emam Ali, onde uma multidão se reuniu em frente a dezenas de caixões envoltos em bandeiras iranianas, segundas imagens transmitidas pela televisão estatal.

Participaram da cerimônia o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o general Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária, um braço das Forças Armadas da República Islâmica.

Em um discurso, Raisi afirmou que o EI, que na quinta-feira reivindicou a responsabilidade pelo ataque, foi “treinado” por Israel, o grande inimigo do Irã.

"Saibam que a iniciativa é nossa. O local e a hora (para responder ao ataque de Kerman)serão certas pelas nossas forças", alertou.

O grupo EI “desapareceu” e “agora só pode agir como mercenário da política sionista e americana”, acusou o general Salami.

O número de mortos no ataque subiu para 89, incluindo mulheres e crianças, após a morte de cinco feridos, anunciou a televisão estatal nesta sexta-feira.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter