Logo Folha de Pernambuco

manifestação

Irã registra manifestações em aniversário de morte de general da Guarda Revolucionária

O general morreu em um ataque com drones americanos em janeiro de 2020

Iranianos seguram retratos do comandante da Guarda Revolucionária assassinado, Qasem Soleimani, durante uma cerimônia na capital Teerã.Iranianos seguram retratos do comandante da Guarda Revolucionária assassinado, Qasem Soleimani, durante uma cerimônia na capital Teerã. - Foto: AFP

Manifestantes no Irã recordaram, nesta quinta-feira (2), o quinto aniversário de morte de Qassem Soleimani, um poderoso general da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, morto em um ataque com drones americanos.

Soleimani liderava a Força Al Quds, a unidade de elite da Guarda Revolucionária responsável pelas operações no exterior, que supervisionava as operações militares iranianas no Oriente Médio.

O general morreu em um ataque com drones americanos em janeiro de 2020, durante o primeiro mandato do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (2017-2021).

Manifestantes reunidos na mesquita Imam Jomeini Mosalla, no centro da capital Teerã, entoaram slogans como "Abaixo os Estados Unidos" e "Abaixo Israel", exibindo fotos do general e agitando bandeiras do Irã e do movimento islamista libanês pró-Irã Hezbollah.

Também foram organizadas cerimônias em outras localidades do país, segundo a televisão estatal, sobretudo em Kerman, cidade natal de Soleimani no sul do Irã, em memória ao general e seu tenente iraquiano, Abu Mahdi al Muhandis, que morreu no mesmo ataque, no aeroporto de Bagdá em 3 de janeiro de 2020.

Trump ordenou a operação contra Soleimani em um contexto de aumento das tensões entre os dois países sobre o programa nuclear iraniano, o que provocou duras sanções contra Teerã.

Washington declarou que o general planejava uma ação iminente contra funcionários americanos no Iraque, país assolado pela guerra e há muito dividido entre seus principais aliados, Estados Unidos e Irã.

Trump foi reeleito para um novo mandato no início de novembro e assumirá o cargo em 20 de janeiro.

Veja também

Tempestade perigosa vai provocar frio intenso e nevascas nos EUA
ESTADOS UNIDOS

Tempestade perigosa vai provocar frio intenso e nevascas nos EUA

Drone mata jornalista russo no leste da Ucrânia
RÚSSIA X UCRÂNIA

Drone mata jornalista russo no leste da Ucrânia

Newsletter