Logo Folha de Pernambuco

VAZAMENTO

Irã tenta conter vazamento de petróleo em Kharg Island, seu principal terminal de exportações

O diretor-geral de Portos e Assuntos Marítimos da Província de Bushehr afirmou que o vazamento atingiu uma área a cerca de seis quilômetros de distância do termina

Kharg Island, Irã (1973)Kharg Island, Irã (1973) - Foto: Reprodução/Wikipédia

O Irã está monitorando e tomando medidas para conter um vazamento de petróleo no seu principal terminal de exportações Kharg Island, localizado na Ilha Khark.

Segundo a agência Tasnim News, o diretor-geral de Portos e Assuntos Marítimos da Província de Bushehr, Mohammad Shakibi-Nasab, afirmou que o vazamento atingiu uma área a cerca de seis quilômetros de distância do terminal, e que imediatamente após a notificação as autoridades passaram a monitorar e "tomar as medidas necessárias".

O navio "Naji 23" foi enviado ao local da poluição e mais duas manchas de óleo foram detectadas no monitoramento aéreo por drones, acrescentou Shakibi-Nasab. Procedimentos para interromper a poluição marítima e limpar as águas também foram iniciados, com uso de "métodos novos e especializados". No entanto, a causa do incidente não foi informada.

De acordo com a Reuters, o terminal Kharg Island é responsável por 90% das exportações de petróleo do Irã e pela maior parte das exportações de gás do sul do país. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o Irã foi o sétimo maior produtor de petróleo do mundo em 2023.
 

Veja também

Israel ataca sem trégua redutos do Hezbollah no Líbano
Trégua

Israel ataca sem trégua redutos do Hezbollah no Líbano

CGU abre investigação para apurar denúncias contra dirigentes da Aneel
Aneel

CGU abre investigação para apurar denúncias contra dirigentes da Aneel

Newsletter