Logo Folha de Pernambuco

política

Irlanda dá início à campanha eleitoral após dissolução do Parlamento

"Durante as próximas três semanas, buscarei um mandato para continuar sendo seu primeiro-ministro", disse Simon Harris

O primeiro-ministro da Irlanda, Simon HarrisO primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris - Foto: Paul Faith / AFP

O presidente irlandês dissolveu, nesta sexta-feira (8), a câmara baixa do Parlamento, dando início à campanha para as eleições gerais de 29 de novembro, que serão dominadas pela imigração e pela crise imobiliária.

"Chegou a hora de pedir ao povo irlandês um novo mandato", disse o primeiro-ministro Simon Harris, do partido de centro-direita Fine Gael, antes de solicitar ao presidente Michael Higgins que dissolvesse o Dail, a câmara baixa do Parlamento.

"Durante as próximas três semanas, buscarei um mandato para continuar sendo seu primeiro-ministro", acrescentou Harris, de 38 anos.

O partido de Harris é o grande favorito para conseguir um quarto mandato no poder. Na quarta-feira, ele anunciou que estava organizando as eleições para 29 de novembro, embora tivesse até março para convocá-las.

Durante o último mandato, o Fine Gael compartilhou o poder com outro partido da mesma tendência, o Fianna Fail, e o cargo de primeiro-ministro alternou entre os líderes das duas formações.

O Partido Verde, menor, também fez parte dessa coalizão governamental, que deixou de fora o partido de esquerda Sinn Fein, apesar de ter sido o mais votado nas eleições de 2020.

Veja também

Grande parte de Cuba recupera eletricidade após passagem do furacão Rafael
energia

Grande parte de Cuba recupera eletricidade após passagem do furacão Rafael

REC'n'Play 2024: colunista da Folha de Pernambuco, Patricia Raposo debate o futuro do jornalismo
EVENTO

REC'n'Play 2024: colunista da Folha de Pernambuco, Patricia Raposo debate o futuro do jornalismo

Newsletter