Islândia: turista morre em desabamento de caverna de gelo; busca por desaparecidos continua
Grupo de 25 pessoas visitava a caverna, acompanhadas de um guia; uma outra pessoa ficou ferida, mas foi levada ao hospital e passa bem, e duas estão desaparecidas
Um turista morreu e dois estão desaparecidos depois que uma caverna de gelo desabou no sul da Islândia, no último domingo, 25.
Uma outra pessoa ficou ferida, mas foi levada ao hospital e passa bem.
Um grupo de 25 pessoas visitava a caverna, na geleira Breidamerkurjökull, acompanhadas de um guia.
As informações são da BBC.
Leia também
• Líder do Hamas, Yahya Sinwar está se escondendo disfarçado de mulher, diz Inteligência israelense
• Macron se recusa a nomear governo de esquerda e prolonga consultas políticas na França
• Israel bombardeia Gaza em plena escalada das tensões com o Líbano
De acordo com a reportagem, as equipes de resgate retomaram nesta segunda-feira, 26, as buscas pelos desaparecidos na geleira.
No domingo, o número de integrantes de equipes de resgate e socorristas chegou a 200, mas as buscas foram suspensas durante a noite, devido às condições climáticas.
O superintendente-chefe da polícia local, Rúnarsson, confirmou que todas as pessoas envolvidas eram turistas estrangeiros e informou que não há nada que indique que a excursão não deveria ter ocorrido.
"Os passeios pelas cavernas de gelo acontecem quase o ano todo. São guias de montanha experientes e um bom trabalho tem sido feito lá ao longo do tempo", disse.
De acordo com ele, o grupo estava em uma ravina entre as cavernas de gelo quando uma parede desabou. "Essa é uma terra viva, então tudo pode acontecer", acrescentou.
Breidamerkurjökull é uma parte da geleira Vatnajökull, que termina na lagoa Jökulsárlón.
Conhecida como uma língua glacial, em que uma massa de gelo se estende em uma faixa alongada e avança para além da linha principal da geleira, a área é conhecida pelas cavernas de gelo, que recebem visitas turísticas com frequência.