Logo Folha de Pernambuco

Netanyahu

Israel "age contra o Irã e seus aliados", diz Netanyahu

Teerã atribuiu a Israel o ataque e prometeu que ele "não ficará sem resposta"

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante reunião ministerial Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante reunião ministerial  - Foto: Abir Sultan/AFP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, nesta quinta-feira (4) que seu país age "contra o Irã e seus aliados, defensiva e ofensivamente”, após o ataque da última segunda-feira ao consulado iraniano em Damasco, que deixou 16 mortos.

Teerã atribuiu a Israel o ataque e prometeu que ele "não ficará sem resposta". Israel não confirmou a autoria do bombardeio, mas seu premier afirmou que age contra o Irã e ameaçou revidar em caso de ataque.

"O Irã age há anos contra nós, tanto diretamente quanto por meio de seus aliados. Por isso, Israel age contra o Irã e seus aliados, defensiva e ofensivamente", declarou Netanyahu. "Saberemos como nos defender e agiremos sob o princípio simples de que, se alguém nos causar danos ou planejar fazê-lo, nos lhe causaremos dano".

Pouco antes, o Exército havia anunciado a suspensão das permissões de férias para as unidades de combate e que iria "aumentar os efetivos e recrutar soldados da reserva" para sua defesa aérea.

Desde o começo da guerra na Faixa de Gaza, Israel também aumentou suas ações contra iranianos e seus aliados na Síria e no Líbano. A hostilidade faz temer uma expansão do conflito para toda a região.

Veja também

Jantar Solidário leva alimentos para população de rua do Recife
Natal 2024

Jantar Solidário leva alimentos para população de rua do Recife

Chuvas intensas e ventos: alerta de 'perigo' inclui capital e todas as cidades do litoral de SP
MUDANÇA CLIMÁTICA

Chuvas intensas e ventos: alerta de 'perigo' inclui capital e todas as cidades do litoral de SP

Newsletter