Logo Folha de Pernambuco

guerra no oriente médio

Israel alega prejuízo à segurança nacional e ameaça encerrar atividades da Al Jazeera no país

Ministro de Comunicações afirma que canal filmou posicionamento de forças israelenses e transmitiu anúncios militares do Hamas; medida passa por análise da Defesa de Tel Aviv

Repórter da Al Jazeera é surpreendida em explosão em Gaza durante ao vivoRepórter da Al Jazeera é surpreendida em explosão em Gaza durante ao vivo - Foto: Reprodução

O Ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, afirmou que a decisão de proibir as atividades da televisão Al Jazeera no país e apreender o equipamento dos profissionais do canal está nas mãos do ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant. O gabinete aguarda o aval das autoridades da pasta, responsável por analisar os contornos jurídicos e a segurança da medida. A informação foi publicada pelos veículos de imprensa locais "Haaretz" e "Times of Israel".

O plenário do Knesset, o Parlamento israelense, aprovou o envio da proposta de acabar com as transmissões da Al Jazeera em Israel para o Comitê de Relações Exteriores e Defesa. Em comentários durante a sessão parlamentar, Karhi alegou que o canal "fotografou e publicou" o posicionamento das Forças de Defesa de Israel, "transmitiu anúncios militares do Hamas" e "distorceu fatos de uma forma que incitou massas populares à revolta".

"Do nosso ponto de vista, as ordens estão prontas para remover [a Al Jazeera] dos [provedores de TV a cabo] Hot e Yes, para fechar os escritórios [da Al Jazeera], para apreender equipamentos de transmissão de jornalistas, para revogar os passes de imprensa do governo, para reter comunicações e serviços de Internet por empresas israelenses [para a Al Jazeera]. Tudo está pronto" disse Karhi durante o debate no plenário do Knesset sobre o assunto, segundo o "Times of Israel".

O canal Al Jazeera é emissora estatal com sede em Doha, no Catar. O país é um dos principais atores na mediação do conflito, envolvendo a necessidade de diálogo com o Hamas. Nas últimas semanas, circularam informações de bastidores de que o governo do país estaria em conversas com o grupo terrorista, também com participam da Turquia, para libertar os reféns mantidos na Faixa de Gaza.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter