Israel autoriza aviões da FAB a repatriar brasileiros
Ministério das Relações Exteriores disse que 'segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras' no país
O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta segunda-feira, que os sobrevoos e pousos das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. Em nota, o órgão afirmou que "segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina".
O Brasil iniciou, neste domingo, uma operação com seis aeronaves da Força Aérea (FAB) para repatriar os brasileiros que estão em áreas de conflito em Israel. O primeiro avião, um KC-30, decolou às 18h e chegou em Roma, na Itália, às 2h48 desta segunda-feira (horário de Brasília). A aeronave aguardava autorização para seguir ao destino.
Leia também
• Egito alertou Israel sobre ameaça em Gaza 10 dias antes do ataque do Hamas
• Israel lança novo bombardeio sobre área residencial de Gaza: "venceremos", afirma Netanyahu
• Hamas ameaça transmitir a execução de reféns israelenses se bombardeios em Gaza continuarem
No mesmo comunicado emitido nesta segunda, o Ministério afirmou que "desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região". Declarou, ainda, que a Embaixada em Tel Aviv recolheu, por meio de formulário online, os dados de cerca de 1,7 mil brasileiros que manifestaram interesse na repatriação, sendo a maior parte turistas.