Israel autoriza entrada diária de dois caminhões com combustível em Gaza
Israel está sob crescente pressão internacional
O gabinete de guerra de Israel autorizou a entrada diária de dois caminhões com combustível na Faixa de Gaza, para "atender ao pedido dos Estados Unidos", anunciaram autoridades israelenses nesta sexta-feira (17).
Israel está sob crescente pressão internacional. A ONU alertou esta semana que seu trabalho de ajuda humanitária no território palestino devastado pela guerra estava paralisado diante do esgotamento das reservas de combustível.
Leia também
• Médicos saem de hospital em Gaza com as mãos para cima durante ação israelense
• Lula pede apoio de Israel para nova repatriação na Faixa de Gaza
• Repatriado de Gaza recebe ameaças no Brasil e pede proteção ao governo
"O gabinete de guerra aprovou por unanimidade (...) a entrada de dois caminhões-tanque com combustível por dia, para as necessidades da ONU destinadas a apoiar as infraestruturas de água e esgotos (...), com a condição de que não cheguem ao Hamas", disseram as autoridades em um comunicado.
"Esta ação permite a Israel o espaço internacional de manobra necessário para eliminar o Hamas", acrescenta a nota.
Antes do início do conflito, em 7 de outubro, quando o grupo islamista palestino Hamas lançou um ataque no sul de Israel, 50 caminhões-tanque cruzavam a Faixa de Gaza diariamente, afirmou esta semana um funcionário da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês).