Logo Folha de Pernambuco

Israel

Israel bombardeia casa de líder político do Hamas em Gaza

Endereço ligado a Ismail Haniyeh seria usado por líderes do grupo palestino para projetar ataques terroristas contra Israel, informaram as Forças Armadas do Estado judeu

Lado israelense da fronteira com a Faixa de GazaLado israelense da fronteira com a Faixa de Gaza - Foto: Kenzo Tribouillard/AFP

As Forças Armadas de Israel afirmaram ter bombardeado a casa do líder do braço político do Hamas, Ismail Haniyeh, na madrugada desta quinta-feira. Não está claro se o ataque aéreo, lançado a partir de jatos israelenses, deixou mortos.

Ainda de acordo com os militares israelenses, o endereço ligado a Haniyeh, que atualmente mora no Catar, era utilizado como ponto de encontro por autoridades do grupo terrorista palestino para planejar os ataques contra o Estado judeu.

Um vídeo compartilhado pelas redes sociais mostra o momento da explosão. Um projétil pode ser visto sendo disparado contra uma área residencial. Pouco depois, a gravação capta a explosão.

Conhecido como “Abu Al-Abd” e autodenominado premier do Hamas, Ismail Haniyeh tem 60 anos e vive em Doha, no Catar. Ele é o chefe do gabinete político do Hamas e foi primeiro-ministro do governo palestino, entre 2006 e 2007. Já foi preso por Israel por várias vezes, e chegou a ser expulso do país e enviado para o Líbano.

Em 2021, uma reportagem da revista Arab Weekly publicou vídeos em redes sociais que mostravam Haniyeh jogando futebol ao lado de arranha-céus da capital do Catar, e sendo recebido com tapete vermelho por altos funcionários do país. Sua fortuna é estimada entre US$ 3 bilhões e 4 bilhões (entre R$ 15 bilhões e 20 bilhões) , segundo o jornal israelense Globes.

Recentemente, Haniyeh foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, em Doha. No começo do mês, o líder do Hamas participou de uma reunião, no Egito, com general Abbas Kamel, chefe da Inteligência do país, sobre a situação em Gaza.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter