Israel registra primeiro caso de 'flurona', dupla infecção por Covid e influenza
Relatórios locais disseram que a paciente acometida pela rara mistura de doenças era uma jovem grávida
Israel registrou o primeiro caso de "flurona" ("flu" de influenza + "rona" de coronavírus), uma infecção dupla por gripe e Covid-19.
Segundo informou o jornal O Globo, relatórios locais disseram que a paciente acometida pela rara mistura de doenças é uma jovem grávida. Ela está internada em um hospital com sintomas leves.
"Ela foi diagnosticada com gripe e coronavírus assim que chegou", disse o diretor do departamento de ginecologia do Hospital Beilinson na cidade de Petah Tikva, Arnon Vizhnitser.
Leia também
• Recife terá novos 22 pontos para vacinação contra a Covid-19
• Com avanço da vacinação, Réveillon 2022 renova sentimento de esperança
Autoridades de saúde israelenses estudam o caso de "flurona" para entender se essa combinação de doenças causa maior gravidade ao paciente.
Os médicos acreditam que podem haver mais infecções duplas do tipo no país, apesar de essa ter sido a primeira oficialmente documentada.
"Ambos os testes deram positivo, mesmo depois de verificarmos novamente. A doença é a mesma. Elas são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior", explicou o professor Arnon Vizhnitser ao jornal local Hamodia:, dizendo que a mulher deve receber alta na quinta-feira (6).
O médico aidnda afirma que casos de mulheres grávidas com gripe tem sido frequentes no hospital.
Israel, que vive um novo surto de Covid, com mais de 5 mil casos registrados na sexta-feira (1º), começará a imunizar imunossuprimidos com a quarta dose da vacina.