Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter tomado edifícios das autoridades do Hamas em Gaza

Entre os edifícios, estão o Parlamento e instalações do Executivo e da polícia

Bombardeio em GazaBombardeio em Gaza - Foto: Aris Messinis/AFP

O Exército israelense anunciou nesta terça-feira (14) que tomou o controle de edifícios governamentais do movimento islamista palestino Hamas na Cidade de Gaza, entre eles o Parlamento e instalações do Executivo e da polícia.

Israel bombardeia a Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando comandos islamistas mataram 1.200 pessoas no sul do país, segundo o balanço israelense. Atualmente, suas tropas avançam na Cidade de Gaza e apertam o cerco aos hospitais, afirmando que o Hamas os utiliza como bases logísticas e militares.

O Exército israelense afirma que tomou o controle "do Parlamento do Hamas, do quartel-general do governo, das sedes da polícia do Hamas e de uma faculdade de engenharia que servia para fabricar e desenvolver armas".

Entretanto, um dos dirigentes do Hamas em Gaza minimizou esses relatos de avanços israelenses.

"Atacar o Parlamento [...], atacar edifícios governamentais que, em certos casos, já estão destruídos, mostram uma tentativa desesperada de inventar uma vitória e criar a ilusão de controlar lugares que, em todos os casos, estão vazios", declarou o dirigente, Basem Naim.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram soldados colocando uma bandeira israelense na tribuna do chefe do Parlamento e outros uniformizados posando em frente a uma parede sobre a qual se vê um símbolo com a inscrição: "Sede da Polícia Militar".

O Parlamento palestino, cuja sede oficial se encontra em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, deixou de funcionar há anos e foi oficialmente dissolvido em 2018.

Desde que o Hamas expulsou a Autoridade Palestina de Gaza, os dois territórios palestinos são governados por autoridades paralelas.

Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza deixaram mais de 11.300 mortos, entre eles 4.650 crianças.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter