Logo Folha de Pernambuco

guerra

Israel monitora 'ataque planejado' do Irã e fortalece capacidades militares, diz ministro

Gallant ressaltou que Israel fortaleceu as capacidades militares com o apoio dos Estados Unidos e demais parceiros

O ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant O ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant  - Foto: Gil Cohen-Magen/AFP

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou neste sábado, 13, que monitora de perto o "ataque planejado" de Irã ou aliados ao país. Nas últimas horas, os israelenses estão em alerta máximo para uma possível investida do oponente histórico, em retaliação pela ofensiva que destruiu o consulado iraniano na Síria no começo do mês.

Em declaração por vídeo, Gallant ressaltou que Israel fortaleceu as capacidades militares com o apoio dos Estados Unidos e demais parceiros.

O ministro também acusou o Irã de ser um Estado terrorista. "Estamos determinados a defender os nossos cidadãos contra este terrorismo e saberemos como responder-lhe", garantiu.

Pela manhã, Gallant conversou por telefone com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. De acordo com nota do Pentágono, os dois discutiram "ameaças regionais urgentes" e expressaram apoio mútuo. "O secretário Austin deixou claro que Israel poderia contar com o apoio total dos EUA para defender Israel contra quaisquer ataques do Irã e dos seus aliados regionais", destaca o texto.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter