Israel não pode construir paz apenas por meios militares, diz Borrell
Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da UE terão, nesta segunda
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou nesta segunda-feira (22) que Israel não pode construir a paz no conflito em Gaza "apenas por meios militares", em declaração antes de reuniões com seus homólogos israelense e palestino.
"Que outras soluções consideram?", perguntou Borrell ao falar com jornalistas em Bruxelas. "Fazer todos os palestinos irem embora? Matá-los?", acrescentou.
Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da UE terão,nesta segunda, reuniões separadas com os chefes da diplomacia israelense e palestina para discutir as perspectivas de paz em Gaza.
Leia também
• Israel bombardeia o sul de Gaza; famílias pedem a Netanyahu que negocie a libertação de reféns
• Combatente do Hezbollah morre em ataque atribuído a Israel no Líbano
• Hamas admite 'erros' que causaram mortes de civis durante ataque em Israel
Além do chefe da diplomacia israelense, Israel Katz, e da Autoridade Palestina, Riyad al-Maliki, os ministros da UE também convidaram seus homólogos saudita, Faisal Bin Farhan Al Saud; jordaniano, Ayman Safadi; e egípcio, Sameh Shoukry.
Também está previsto um diálogo com o secretário-geral da Liga Árabe, o egípcio Ahmed Aboul Gheit.
Os ministros da UE deverão ter contacto informal com Katz pela manhã e uma reunião com Al-Maliki à tarde, embora não esteja prevista nenhuma reunião direta entre os dois.