Israel

Israel não pode construir paz apenas por meios militares, diz Borrell

Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da UE terão, nesta segunda

Manifestantes agitam bandeiras de Israel durante protesto contra as reformas judiciais do governo, em Tel Aviv Manifestantes agitam bandeiras de Israel durante protesto contra as reformas judiciais do governo, em Tel Aviv  - Foto: Ahmad Gharabli/AFP

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou nesta segunda-feira (22) que Israel não pode construir a paz no conflito em Gaza "apenas por meios militares", em declaração antes de reuniões com seus homólogos israelense e palestino.

"Que outras soluções consideram?", perguntou Borrell ao falar com jornalistas em Bruxelas. "Fazer todos os palestinos irem embora? Matá-los?", acrescentou.

Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da UE terão,nesta segunda, reuniões separadas com os chefes da diplomacia israelense e palestina para discutir as perspectivas de paz em Gaza.

Além do chefe da diplomacia israelense, Israel Katz, e da Autoridade Palestina, Riyad al-Maliki, os ministros da UE também convidaram seus homólogos saudita, Faisal Bin Farhan Al Saud; jordaniano, Ayman Safadi; e egípcio, Sameh Shoukry.

Também está previsto um diálogo com o secretário-geral da Liga Árabe, o egípcio Ahmed Aboul Gheit.

Os ministros da UE deverão ter contacto informal com Katz pela manhã e uma reunião com Al-Maliki à tarde, embora não esteja prevista nenhuma reunião direta entre os dois.

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter