Israel recupera corpos de cinco reféns sequestrados pelo Hamas no sul de Gaza
Professora e quatro militares foram encontrados por Exército de Israel em Khan Younis, no sul do enclave palestino
O Exército de Israel recuperou os corpos de cinco reféns capturados pelo Hamas durante o atentado terrorista do dia 7 de outubro e mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza. Autoridades militares confirmaram a operação nesta quinta-feira (25), detalhando que os corpos são de quatro soldados e uma professora israelense.
During an IDF operation led by ISA field analysts and coordinators, the bodies of the murdered hostage Maya Goren, and of the fallen soldiers held captive MSG (Res.) Oren Goldin, SSGT Tomer Ahimas, SGT Kiril Brodski and SGM (Res.) Ravid Aryeh Katz were rescued from the Khan Yunis… pic.twitter.com/UEQ2B4WCPa
— Israel Defense Forces (@IDF) July 25, 2024
As Forças Armadas indicaram que os corpos da professora Maya Goren e dos soldados Ravid Aryeh Katz, Oren Goldin, Tomer Ahimas e Kiril Brodski foram encontrados ainda na quarta-feira (24), durante uma operação em Khan Younis, no sul do enclave palestino.
Os quatro soldados foram mortos em combate com o Hamas em outubro, mas seus corpos foram levados para Gaza. Maya, que foi levada com vida pelos sequestradores, teve a morte confirmada pelo Exército em dezembro. O marido de Maya, Avner Goren, foi morto durante o ataque.
Leia também
• Israel prepara nova ação militar em Gaza e ofensiva diplomática em Washington
• Israel ordena evacuação de parte de zona humanitária da Faixa de Gaza
"O esforço de inteligência anterior à operação foi dirigido pela ISA e consistiu em uma combinação de inteligência de interrogatórios terroristas da ISA, do Quartel-General de Reféns da Diretoria de Inteligência das IDF e de fontes adicionais que contribuíram para a operação.
As IDF e a ISA continuarão a operar, utilizando todos os meios operacionais e de inteligência necessários, para cumprir a missão de resgatar todos os reféns", anunciaram as IDF.
Duas cidades israelenses já haviam anunciado, em declarações separadas, a recuperação dos corpos de Goren e Goldin.
"Fomos informados esta noite que o corpo de Maya Goren foi encontrado durante uma operação de resgate do Exército", disse o kibutz Nir Oz, onde 72 pessoas foram sequestradas em 7 de outubro, em um comunicado. "Depois de mais de nove meses, retornará para casa para ser enterrada".
Mais tarde, o kibutz Nir Yitzhak anunciou que havia "sido informado da operação de resgate do corpo de Oren Goldin, membro da equipe de emergência do kibutz, morto em 7 de outubro".
No ataque do Hamas no sul de Israel, morreram cerca de 1,2 mil pessoas, a maioria civis. Entre os mortos há mais de 300 militares. Israel lançou como resposta uma ofensiva contra a Faixa de Gaza que deixou até o momento mais de 39 mil mortos, principalmente civis, segundo números do Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamas.