Itália anuncia cúpula do G20 sobre o Afeganistão em 12 de outubro
Grupo discutirá principalmente a ajuda humanitária àquele país
O chefe do governo italiano, Mario Draghi, anunciou nesta quarta-feira (29) a realização, no dia 12 de outubro, de uma cúpula extraordinária do G20 sobre o Afeganistão para discutir principalmente a ajuda humanitária àquele país.
"Faremos uma cúpula extraordinária do G20 sobre o Afeganistão em 12 de outubro", anunciou Draghi durante uma entrevista coletiva em Roma.
"Queremos ver se podemos estabelecer metas comuns entre os vinte países mais ricos do mundo. Em primeiro lugar, há muitas necessidades humanitárias. Ouço diariamente sobre a catástrofe humanitária que pode afetar todo o país sem o apoio dos demais do mundo", disse.
Leia também
• Comunidade afegã LGBTQIA+ volta às sombras
• Mianmar e Afeganistão ficam sem voz na Assembleia Geral da ONU
• Exigências de embaixadas brasileiras inviabilizam visto humanitário para afegãos
"Acho que é um dever dos países mais ricos do mundo fazer algo para evitar uma catástrofe humanitária", acrescentou Draghi, que preside o G20.
"A segunda questão a ser tratada é a das medidas que a comunidade internacional e o G20 podem tomar para evitar que o Afeganistão se torne novamente um viveiro de terrorismo internacional", advertiu Draghi.
O chefe de governo italiano não especificou se a cúpula será realizada virtualmente, já que os presidentes e chefes de governo do G20 se encontrarão cara a cara em Roma nos dias 30 e 31 de outubro.