Logo Folha de Pernambuco

vulcão

Itália aumenta nível de alerta do vulcão Stromboli para vermelho após nova erupção

Vulcão fica em ilha com 500 habitantes e está em atividade contínua, mas geralmente de baixa intensidade

Vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome, no sul da Itália, tem 927 metros e está em atividade contínua, mas de baixa intensidade. Vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome, no sul da Itália, tem 927 metros e está em atividade contínua, mas de baixa intensidade.  - Foto: Nazzu

A Proteção Civil da Itália elevou o nível de alerta do vulcão Stromboli de laranja para vermelho na quinta-feira, 4, devido a uma nova erupção.

O vulcão, de 927 metros, está localizado na ilha de mesmo nome, no sul do país.

As autoridades também acionaram a fase operacional de pré-alarme, devido à "rápida evolução" das atividades do vulcão.

As informações são do jornal português Público.

O vulcão Stromboli está em atividade contínua, mas geralmente de baixa intensidade.

O nível de alerta vermelho implica o reforço do sistema de monitoramento do vulcão e permite que a Proteção Civil da ilha de Stromboli possa contar com o apoio de especialistas da Proteção Civil italiana.

Há cerca de 500 pessoas vivendo na ilha de Stromboli.

As autoridades pediram à população que se "mantenha informada e siga escrupulosamente as instruções" de segurança, diz o Público Segundo o jornal, a Proteção Civil italiana destacou que, "independentemente das fenomenologias vulcânicas de nível local, que podem ter variações frequentes, persiste uma situação de acentuado desequilíbrio do vulcão".

O presidente da Câmara Municipal de Lipari, autarquia que inclui Stromboli, também estabeleceu medidas de precaução iniciais destinadas a proteger a população da ilha.

Público destaca que a ilha de Stromboli é um destino turístico popular que atrai diversos visitantes da Itália continental e da ilha da Sicília, que viajam para escalar o vulcão.

A última grande erupção do vulcão Stromboli ocorreu em julho de 2019, deixando um morto e alguns feridos.

Veja também

Newsletter