Logo Folha de Pernambuco

Tráfico de drogas

Italianos são presos após veleiro com 633 quilos de haxixe ser interceptado perto de Noronha

Operação foi realizada em parceria entre a PF, a Marinha do Brasil e autoridades estrangeiras

Veleiro foi interceptado próximo à ilha de Fernando de NoronhaVeleiro foi interceptado próximo à ilha de Fernando de Noronha - Foto: Divulgação/PF-RN

Dois italianos foram presos em flagrante com 632,65 quilos de haxixe no veleiro de bandeira panamenha Lamia, interceptado a cerca de 180 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. 

De acordo com a Polícia Federal (PF), a prisão ocorreu na madrugada de domingo (26), e os estrangeiros foram conduzidos à sede da corporação em Natal, no Rio Grande do Norte, na madrugada desta quarta-feira (29). A operação foi realizada em parceria entre a PF, a Marinha do Brasil e autoridades estrangeiras. 

O veleiro foi atracado na Base Naval de Natal, e a droga, que é extraída das folhas da Cannabis sativa, cuja planta também é utilizada na produção da maconha, foi apreendida. 

A ação contou com o emprego do Navio-Patrulha da Marinha que levava embarcados policiais federais do Rio Grande do Norte e do Núcleo de Polícia Marítima na Paraíba. A interceptação e apresamento do veleiro Lamia ocorreu após a PF obter autorização das autoridades panamenhas.
 
Segundo a Polícia Federal, troca de informações entre as autoridades identificou o transporte de haxixe em uma embarcação que, provavelmente, teria partido da Europa.

“Essa atuação integrada tem sido intensificada no intuito de assegurar a proteção ao meio ambiente e a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais, como o tráfico internacional de drogas”, informou a PF, em nota.

Carga com a droga foi encontrada no veleiro (Foto: Divulgação/PF-RN)

Outros casos
Na noite de 14 de fevereiro, um catamarã foi interceptado
 a cerca de 270 quilômetros da costa do Recife. No interior da embarcação, cinco tripulantes brasileiros foram presos. Contagem realizada pela PF indicou o transporte de cerca de 2,2 toneladas de cocaína.

Em 18 de junho, um veleiro carregado com cerca de duas toneladas de haxixe foi interceptado a cerca de 426 quilômetros da costa do Recife. Dois tripulantes foram presos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter