REPATRIAÇÃO

Itamaraty contrata ônibus para retirar brasileiros da Faixa de Gaza; saiba como será a operação

Escritório de Representação do Brasil em Ramala divulga telefone para cidadãos interessados em sair da região

Itamaraty contrata ônibus para retirar brasileiros de IsraelItamaraty contrata ônibus para retirar brasileiros de Israel - Foto: Reprodução

O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta terça-feira (10), que contratou um ônibus para repatriar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O plano foi organizado pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala e prevê a retirada de cidadãos a partir de um ponto de encontro em Rafah, localizado ao sul de Gaza.

O dia e o horário da partida ainda não foram divulgados, mas a organização recomendou que os brasileiros interessados entrem em contato pelo telefone + 972 (59) 205 5510 para obter mais detalhes sobre a data e a documentação que deverá ser apresentada.

Ainda nesta terça-feira, o Itamaraty divulgou que os primeiros brasileiros a serem repatriados “em decorrência do aumento das hostilidades israelo-palestinas começaram a se deslocar para os pontos de encontro designados em Jerusalém e em Tel Aviv”.

Segundo o órgão, foram disponibilizados cinco ônibus com saída das duas cidades com maior concentração de brasileiros e turistas em direção ao Aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.

Entenda como será a repatriação
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a primeira aeronave direcionada para repatriar brasileiros em Israel chegou no território às 9h41 (15h41 no horário local) desta terça-feira. A previsão é que ele retorne ao Brasil com 210 passageiros na madrugada desta quarta-feira, pousando em Brasília por volta da 1h.

Ao todo, seis aeronaves da FAB foram mobilizadas para a operação, que começou no domingo. Nesta terça-feira, a terceira aeronave mobilizada pela Força Aérea será enviada para a repatriação de brasileiros. O KC-390 Millennium (Embraer) deve decolar às 16h na Base Aérea de Brasília, e terá Roma como destino inicial.

De acordo com a FAB, 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado, e a operação poderá se repetir na próxima semana. Em comunicado, o Ministério disse que a Embaixada em Tel Aviv recolheu, por meio de formulário online, os dados de cerca de 2,3 mil brasileiros com interesse na repatriação, sendo a maioria turistas.

“Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea”, diz a nota.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter