Logo Folha de Pernambuco
MORTE DE BRASILEIRO

Itamaraty diz que 11 brasileiros moradores da Palestina estão presos em Israel e cobra investigação

Em nota, Itamaraty pede investigação "célere de independente' sobre brasileiro morto em presídio israelense

 Walid Khaled Abdullah Ahmed, de 17 anos, brasileiro de origem palestina morto na prisão de Israel Walid Khaled Abdullah Ahmed, de 17 anos, brasileiro de origem palestina morto na prisão de Israel - Foto: X / Reprodução

Leia também

• Em meio à ofensiva de Israel, Hamas convoca protestos pela Palestina

• Brasileiro de origem palestina morre na prisão israelense

• ONG palestina anuncia morte de menor de idade em prisão israelense

O Ministério das Relações Exteriores cobrou celeridade e transparência nas investigações sobre a morte do cidadão brasileiro Walid Khalid Abdalla Ahmad, de 17 anos, na prisão israelense de Megido. Em nota, o Itamaraty informou que existem, atualmente, onze brasileiros que moram na Palestina presos em Israel.

"Onze brasileiros residentes no Estado da Palestina seguem presos em Israel, a maioria dos quais sem terem sido formalmente acusados ou julgados, em clara violação ao Direito Internacional Humanitário", diz o trecho de uma nota divulgada, nesta terça-feira, pelo Itamaraty .

Residente da Cisjordânia, Ahmad foi detido em 30 de setembro de 2024 na Palestina ocupada, e levado por forças israelenses à prisão de Megido, em território israelense. As circunstâncias e a data exata do óbito ainda não foram esclarecidas.

"Em linha com suas obrigações internacionais, o governo israelense deve conduzir investigação célere e independente acerca das causas do falecimento, bem como dar publicidade às suas conclusões", destaca o comunicado.

Veja também

Newsletter