Itamaraty diz que 'acompanha com atenção o pleno esclarecimento' de atentado contra Trump
Lula afirmou que ataque é inaceitável
O Itamaraty divulgou um comunicado, na noite do sábado (13), no qual condena o ataque contra o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Casa Branca Donald Trump.
O governo brasileiro afirma que "acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos".
"O governo brasileiro condena o atentado ocorrido hoje, 13 de julho, contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Ao manifestar veemente repúdio ao atentado e desejo de pronta recuperação do ex-presidente, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos", afirma a nota.
Mais cedo, o presidente Lula disse que o atentado "deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política".
Leia também
• Novo vídeo mostra momento em que jovem abre fogo contra Donald Trump e é morto segundos depois
• Jovem de 20 anos é identificado como atirador que tentou matar ex-presidente Donald Trump
• Trump diz: 'Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
"O que vimos hoje é inaceitável", disse o presidente brasileiro, nas redes sociais.
O ex-presidente foi retirado às pressas do palco por agentes do Serviço Secreto enquanto discursava em um comício eleitoral em Butler, na Pensilvânia, neste sábado, após uma série de disparos.
O republicano foi cercado pelos agentes e escoltado para um carro de sua comitiva logo após o ataque, segurando a orelha direita, que parecia estar sangrando. Segundo porta-voz do ex-presidente, Steven Cheung, Trump "está sendo examinado e está bem".