Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Já lavou seu umbigo hoje? Deixar região suja pode trazer problemas de saúde

Área costuma juntar suor, sujeira e muitas bactérias; aprenda a limpar

UmbigoUmbigo - Foto: Pixabay

Você pode esfregar da cabeça aos pés toda vez que entrar no chuveiro, mas há uma pequena parte do seu corpo que normalmente é negligenciada durante o banho, não importa quão empenhado você seja em sua auto-higiene: seu umbigo. Esquecer-se desta parte é algo bem comum.

Por causa do recuo dessa região, o acúmulo de suor, sujeira, restos de pele e bactérias podem causar o mal cheiro na região.

Um estudo feito por pesquisadores do projeto Belly Button Biodiversity da Universidade da Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu que, em média, há 67 bactérias diferentes em nosso umbigo. No trabalho, 60 umbigos foram analisados e um deles apresentou 107 bactérias.

Descobriu-se que um dos voluntários hospedava uma bactéria que anteriormente só havia sido encontrada em solo no Japão. O que torna isso ainda mais incomum é que ele nunca esteve no país.

Outro voluntário aparentemente não tomava banho há vários anos e abrigava bactérias em seu umbigo que normalmente vivem em condições extremas, como nos Polos Sul e Norte.

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver infecções — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.

Veja também

Newsletter