Ataque de tubarão

Jaboatão adota medidas para minimizar impacto de interdição de praia

Entre as ações estão a instalação de chuveiros e placas informativas, além da distribuição de panfletos

Praia de Piedade, Jaboatão dos GuararapesPraia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Ao longo desta semana, algumas medidas serão adotadas pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, para minimizar o impacto para banhistas e comerciantes diante da proibição de banho de mar em Piedade, por conta dos recentes ataques de tubarão. Entre as ações estão a instalação de chuveiros e placas informativas, além da distribuição de panfletos.

Um das preocupações dos comerciantes é o valor do auxílio anunciado pela Prefeitura, três parcelas de R$ 180, que eles julgam insuficiente. De acordo com o vice-prefeito da cidade, Luiz Medeiros, em toda a orla de Jaboatão há 380 comerciantes cadastrados, sendo 65 apenas no trecho interditado.

"A ideia é avaliarmos, nesse primeiro momento, como ficará o movimento em relação aos comerciantes para no futuro próximo tomarmos outra decisão em relação a este auxílio. Até o final da próxima semana todos os comerciantes devem receber a primeira parcela", disse.

Alguns comerciantes perderam o recadastramento e temem não receber o benefício, mas segundo Medeiros estes casos serão avaliados pela Secretaria de Turismo para que os trabalhadores possam ser integrados ao processo de recebimento do auxílio.

Sem poder entrar no mar, banhistas e comerciantes se queixam da falta de equipamentos na orla do município para que possam se refrescar. "Deveriam instalar chuveiros para as pessoas se refrescarem. Seria uma forma de atrair os banhistas e evitar que entrem na água", comenta o comerciante Jonatas Cícero da Silva, 32, que há 13 anos trabalha como comerciante em Piedade. 

De acordo com o vice-prefeito da cidade, Luiz Medeiros, dez chuveiros serão instalados no trecho interditado até a próxima sexta-feira (30). "Para que as pessoas possam usufruir dessa estrutura que seria um outro equipamento para atender a expectativa de quem frequenta o espaço", disse o gestor.

Ainda segundo Medeiros, deverá ser ampliada a quantidade de banheiro químico no local. "Estamos avaliando diariamente como se comporta o funcionamento aqui na praia. Atualmente, estamos com dez banheiros instalados, mas poderemos instalar mais caso seja necessário", disse.

Outra importante medida que será tomada é a instalação de 20 placas informando a proibição do banho de mar no trecho de 2,2 km interditado para banho. "Queremos estimular que as pessoas venham à praia para que o comércio local não seja afetado. Utilizar a faixa de areia não está proibido, praticar esportes na faixa de areia está liberado", disse o vice-prefeito.

Medeiros informou ainda que no fim de semana a fiscalização será reforçada em Piedade. "Quando falo de 80 profissionais à disposição, eles trabalham em esquema de revezamento, mas a partir de sexta-feira estarão concentrados aqui durante todo o final de semana para orientar as pessoas e pedir para que realmente colaborem e obedeçam o decreto", falou. 

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter