Logo Folha de Pernambuco

reconhecimento

Jaboatão dos Guararapes ganha Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde, em Washington, nos EUA

Projeto premiado é o "Todo artista tem que ir aonde o povo está: estratégia de vacinação extramuros da população em situação de rua"

Solenidade aconteceu em Washington DCSolenidade aconteceu em Washington DC - Foto: Divulgação

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ganhou, nessa quarta-feira (1º), o Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde, da Opas-SIHI LAC 2023.

A solenidade aconteceu na sede da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), em Washington DC, nos Estados Unidos.

Estiveram presentes o prefeito da cidade, Mano Medeiros; a secretária de Saúde, Zelma Pessôa; e a coordenadora em Saúde Mental de Jaboatão, Paula Pereira.

De acordo com a prefeitura, a premiação teve três vencedores (Jaboatão dos Guararapes, Costa Rica e Panamá), sendo Jaboatão o único município brasileiro escolhido entre as 93 iniciativas de 13 países da América Latina e Caribe, que concorreram.

O projeto premiado é o “Todo artista tem que ir aonde o povo está – Estratégia de vacinação extramuros da população em situação de rua”.

A iniciativa teve início na pandemia, com o objetivo de oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua, com imunização contra a Covid-19, entrega de cartão SUS e encaminhamento para serviços da rede municipal.

A ação entrou no calendário da Secretaria de Saúde, foi ampliada e passou a ofertar atualização de vacinas em geral, água mineral, lanches, preservativos, lubrificantes, pré-cadastro para CadÚnico, aferição de pressão, além de testes rápidos de HIV e glicose.

“É a terceira premiação internacional do município. E esse reconhecimento mostra que a nossa política pública tem dado certo. Isso me deixa muito feliz e orgulhoso”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

Agora, o trabalho fará parte da rede regional de inovação social em saúde na América Latina e no Caribe (ALACISS) e será compartilhado por meio de diversos canais digitais, como o site SIHI LAC, SIHI Global e o site da Opas.

“É uma alegria imensa mostrar nosso trabalho no exterior e saber que ele pode ser replicado para ajudar outras pessoas”, afirmou a coordenadora em Saúde Mental de Jaboatão, Paula Pereira, a autora do projeto. 

“Esse resultado nos estimula a nos dedicar cada vez mais à nossa população”, completou a secretária de Saúde do município, Zelma, coautora do trabalho.

A Iniciativa de Inovação Social Em Saúde (SIHI) é uma rede global de indivíduos, organizações e instituições que defendem a inovação social na saúde e promovem a investigação em inovação social.

Lançada em 2014, a Rede SIHI premia iniciativas inovadoras em toda América Latina e Caribe.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter