VIOLÊNCIA

Jaboatão dos Guararapes: jovem 14 anos é amordaçado, enforcado e morto por facada na Funase

Responsáveis pelo ato, seis adolescentes "internos" do local foram levados ao DHPP

"Ele era novato e morreu 'de graça'. Morreu porque escolheram ele", disse agente socioeducativo"Ele era novato e morreu 'de graça'. Morreu porque escolheram ele", disse agente socioeducativo - Foto: Divulgação/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase)

Um adolescente de 14 anos foi morto, nesta quinta-feira (11), por outros seis adolescentes que, assim como ele, estavam cumprindo medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O espaço tem capacidade para 72 jovens e só 46 vagas estão ocupadas.

Ele foi enforcado com um lençol da instituição, os seus braços foram amarrados ao tronco e seu rosto coberto por um tecido laranja. Imobilizado, o jovem também recebeu um golpe de faca no pescoço

Segundo um agente socioeducativo da Funase, que terá sua identidade preservada, a vítima havia chegado há pouco na Funase, apresentava um bom comportamento e não tinha brigado com nenhum outro “interno”.

“Amordaçaram ele e enforcaram. Ele era novato e morreu ‘de graça’. Morreu porque escolheram ele”, disse.

Os seis adolescentes foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife, onde responderão por ato infracional correspondente ao assassinato.

O que diz a Funase
 Por meio de uma nota, a Fundação se pronunciou sobre o ocorrido. Confira abaixo na íntegra.

“Um socioeducando que cumpria medida na Casa de Acolhimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes faleceu na unidade nesta quinta-feira. A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) lamenta o ocorrido e, de imediato, instituiu um processo de sindicância com o objetivo de apurar os fatos. A Polícia Civil esteve na unidade para fazer as investigações iniciais e a Corregedoria, Coordenação de Segurança e Gerência de Inteligência da Funase estão acompanhando o caso e colaborando com as investigações”, trouxe o comunicado.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter