Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Jaboatão dos Guararapes recebe autorização para compra de vacinas contra Covid-19

Além de vacinas, a prefeitura poderá adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde

Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos GuararapesAnderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes - Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O prefeito Anderson Ferreira recebeu, nesta quarta-feira (10), autorização para incluir Jaboatão dos Guararapes no consórcio formado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra a Covid-19. 
 
O Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Além dos imunizantes, a Prefeitura de Jaboatão poderá adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
 
“Nossa gestão vem seguindo o planejamento de vacinação que implantamos, à medida em que novas remessas são enviadas pelo Governo Federal, mas é necessário que haja outras alternativas. Com o consórcio criado pela FNP, envolvendo cidades de todo o Brasil, entendemos que essa união vai ampliar a quantidade de imunizantes disponíveis e, consequentemente, mais pessoas poderão ser imunizadas em menos tempo”, ressaltou Anderson Ferreira.
 
O gestor já havia protocolado, junto à FNP, o interesse do município em participar do consórcio e, na semana passada, encaminhou o projeto de lei ao Legislativo Municipal. Com a aprovação da lei, está autorizada a abertura de dotação orçamentária para a aquisição dos produtos. Na justificativa apresentada no projeto, o prefeito ressaltou a urgente necessidade de vacinação em massa da população para frear os casos de Covid-19.
 


O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) tem aval do Supremo Tribunal Federal (STF) e visa dar suporte ao Programa Nacional de Imunização (PNI), no caso de a distribuição das doses não suprir as necessidades. Até o momento, mais de 2.100 municípios já comunicaram à FNP que desejam participar do consórcio, abrangendo quase 150 milhões de brasileiros.

Veja também

Newsletter