Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Jaboatão dos Guararapes recebe autorização para compra de vacinas contra Covid-19

Além de vacinas, a prefeitura poderá adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde

Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos GuararapesAnderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes - Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O prefeito Anderson Ferreira recebeu, nesta quarta-feira (10), autorização para incluir Jaboatão dos Guararapes no consórcio formado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra a Covid-19. 
 
O Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Além dos imunizantes, a Prefeitura de Jaboatão poderá adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
 
“Nossa gestão vem seguindo o planejamento de vacinação que implantamos, à medida em que novas remessas são enviadas pelo Governo Federal, mas é necessário que haja outras alternativas. Com o consórcio criado pela FNP, envolvendo cidades de todo o Brasil, entendemos que essa união vai ampliar a quantidade de imunizantes disponíveis e, consequentemente, mais pessoas poderão ser imunizadas em menos tempo”, ressaltou Anderson Ferreira.
 
O gestor já havia protocolado, junto à FNP, o interesse do município em participar do consórcio e, na semana passada, encaminhou o projeto de lei ao Legislativo Municipal. Com a aprovação da lei, está autorizada a abertura de dotação orçamentária para a aquisição dos produtos. Na justificativa apresentada no projeto, o prefeito ressaltou a urgente necessidade de vacinação em massa da população para frear os casos de Covid-19.
 


O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) tem aval do Supremo Tribunal Federal (STF) e visa dar suporte ao Programa Nacional de Imunização (PNI), no caso de a distribuição das doses não suprir as necessidades. Até o momento, mais de 2.100 municípios já comunicaram à FNP que desejam participar do consórcio, abrangendo quase 150 milhões de brasileiros.

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos
EUA

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos

Newsletter