Logo Folha de Pernambuco

Vacina contra Covid-19

Municípios de Pernambuco antecipam prazo para aplicação da segunda dose da AstraZeneca

Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Prefeituras de cidades pernambucanas como Jaboatão dos Guararapes e Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Petrolina, no Sertão, e Belo Jardim, no Agreste, anunciaram a redução de 90 para 60 dias do prazo de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz.

A medida busca acelerar a cobertura vacinal no Estado e foi autorizada pelo Governo de Pernambuco, após reunião com a Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco. Na terça-feira (6), o Recife também divulgou a antecipação na cidade.

Em Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura informou que irá realizar dois mutirões para aplicar as segundas doses da vacina da AstraZeneca em quem já recebeu a primeira.

De acordo com a gestão municipal, as ações serão nos dias 17 e 24 de julho.

Em Olinda, quem tomou a primeira dose há, pelo menos, 60 dias, já pode se dirigir ao mesmo ponto de vacinação para receber a segunda.

De acordo com a Fiocruz, responsável pela produção da vacina AstraZeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose. 

Dessa forma, a antecipação da dose de reforço para 60 dias não compromete a eficácia da vacina. 

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a medida é indicada pelos fabricantes da vacina e visa a acelerar o processo de imunização da população. O secretário ressalta que cada município deverá agendar a segunda dose de acordo a disponibilidade local. Podendo ser entre 60 e 90 dias. 

"Essa decisão foi balizada pelo nosso comitê técnico científico estadual. Cada município deverá informar o período para marcação da segunda dose, levando em consideração a sua operacionalização vacinal e seus estoques", informou o secretário.  

Petrolina
Em Petrolina, no Sertão do Estado, quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca em abril deve procurar os polos de vacinação entre esta quinta-feira (8) e o sábado (10). Para quem se vacinou em maio, a segunda dose estará disponível entre o domingo (11) e a segunda-feira (12). Não é necessário fazer agendamento.

O município irá disponibilizar quatro polos: Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Escola 21 de Setembro, no José e Maria; e Sesi, na Vila Mocó. Por meio de drive-thru, a vacinação será na Avenida Principal da Vila Eulália.

Belo Jardim
Em Belo Jardim, no Agreste do Estado, a prefeitura também anunciou a redução do prazo da segunda dose da AstraZeneca para 60 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, a população que já recebeu a primeira dose será convocada para a segunda aplicação. 

"A imunização seguirá um cronograma baseado na quantidade de doses em estoque e também na quantidade de lotes que serão recebidos nos próximos dias", informou a prefeitura.

Para o início desta etapa, Belo Jardim convoca as pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca entre os dias 13 e 20 de abril. 

Este público deve comparecer ao Centro de Vacinação Covid da cidade munido de RG, CPF e o cartão de vacina. A vacinação acontecerá desta quarta-feira (7) até sexta-feira (09).

O Centro de Vacinação Covid fica localizado na rua Tito de Barros Correia, na quadra do Colégio Donino.

Fernando de Noronha
Em Fernando de Noronha, que já tem 99% da população vacinada com a primeira dose, a vacinação com a segunda dose também será antecipada.

No arquipélago, 20% da população já tomou as duas doses da vacina. Com a antecipação, a expectativa é que até agosto, 100% da população esteja completamente imunizada. 

Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca há pelo menos 60 dias já pode ir no Posto de Saúde da Família para receber a segunda dose.

Vacinação em Pernambuco
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizados na noite de terça-feira (6) indicam que Pernambuco tem 16,17% de sua população adulta com a cobertura vacinal completa - quem já recebeu a segunda dose ou a vacina de dose única.

Ao todo, 3.260.510 primeiras doses foram aplicadas, bem como 1.097.846 segundas doses e 70.579 vacinas de dose única.

O total de doses aplicadas soma 4.428.935.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter