Logo Folha de Pernambuco

ACIMA DOS 18 ANOS

Veja quais municípios em Pernambuco iniciam aplicação da vacina bivalente nesta terça-feira (18)

O imunizante deve ser aplicado como dose de reforço para a população cujo o esquema básico esteja completo com pelo menos duas doses

Vacina bivalente contra a Covid-19Vacina bivalente contra a Covid-19 - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

Nesta terça-feira (25), cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) iniciam a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para a população com 18 anos ou mais.

No Recife, mais de 150 salas de vacinação já oferecem a aplicação por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Para os pontos de imunização dos shoppings Recife, RioMar, Tacaruna e Boa Vista, além do Centro Médico Ermírio do Moras, o agendamento para a aplicação da bivalente começa às 18h desta terça (25) por meio do Conecta Recife

Em Jaboatão, a imunização acontece em policlínicas e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBTs), sem a necessidade de agendamento. Os pontos podem ser conferidos no site ou aplicativo "De Olho na Consulta". "Se a pessoa interessada em tomar a vacina for morador do município de Jaboatão, essa pessoa já deve ter um cadastro nessa plataforma. Caso tenha tomado as doses em outra cidade, é preciso entrar no site ou aplicativo e se cadastrar para que, então, o processo seja mais célere. Uma vez cadastrado, não é preciso fazer agendamento", explica a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessoa.

A vacinação inicia nesta terça-feira (25) também em Camaragibe. A aplicação acontece nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município do Grande Recife e no posto fixo no Camará Shopping. Já em Paulista, também na RMR, a aplicação não requer agendamento e acontece nas unidades de saúde que já distribuem o imunizante, além do polo itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro de Maranguape I.

O imunizante deve ser aplicado como dose de reforço para a população cujo o esquema básico esteja completo com pelo menos duas doses da vacina contra a doença, com intervalo mínimo de quatro meses da última dose. Fabricado pela Pfizer, o imunizante oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron. 

"Essa aplicação é fundamental para que novas mutações do vírus não surjam e para haja uma proteção da pessoa que está tomando [a vacina] e da população vulnerável que estejam no entorno dessa pessoa, como gestantes, puérperas, pessoas com deficiência ou comorbidades; então mesmo que a pessoa esteja saudável, é fundamental tomar a bivalente", ressaltou a secretária.

O arquipélago de Fernando de Noronha também iniciou esta terça-feira a vacinação. Não é preciso agendamento, e a imunização é realizada na Unidade de Saúde Dois Irmãos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. É necessário apresentar documento de identificação, como RG, CPF ou cartão de vacina físico ou digital.


Segundo a Prefeitura de Jaboatão, no sábado (29), será realizado o Dia D de Vacinação na cidade. A ação acontecerá das 9h às 15h, no Shopping Guararapes e também na Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica.

A vacinação para a faixa etária foi liberada pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (24). O Governo de Pernambuco seguiu a recomendação e autorizou os municípios a iniciarem a aplicação de acordo com a disponibilidade de estoque.

Já no primeiro dia de vacinação para o público com 18 anos ou mais, a aplicação do imunizante mobilizou pessoas de diversos grupos etários. O servidor público Kahllyl Viana, 22, foi à Unidade de Saúde da Família (USF) Massaranduba do Campo, no bairro de Prazeres, em Jaboatão, para tomar outras vacinas. Informado sobre a aplicação da bivalente na USF, Kahllyl aproveitou e solicitou o imunizante. "Eu acredito que a Covid não passou. O vírus está entre nós e todos deveriam procurar um posto e buscar proteção", comentou.

A gastrônoma Maria Serrate Queiroz, 59, e o psicopedagogo Mário Ferreira, 66, também foram à USF Massaranduba do Campo, em Jaboatão, em busca de vacinas. "É um ato fundamental para a nossa sobrevivência. Tomar a vacina é necessário para que possamos ter mais saúde, melhores condições de vida. É importante confiar na vacina, ser responsável e ficar mais tranquilo para não sofrer com a doença e transmitir para outras pessoas", disse Mário. 

Confira os pontos de vacinação bivalente em Jaboatãos dos Guararapes:

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter