Jaboatão supera meta de vacinação contra poliomelite
Município vacinou 98% do público-alvo
Poucos dias após o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, anunciou que obteve resultados significativos ao longo da ação, encerrada na última segunda-feira (30).
De acordo com a prefeitura, até a última quarta-feira (4), foram imunizadas 37.272 crianças de seis meses a cinco anos de idade, o que corresponde a 98% do público-alvo. Os números são maiores do que a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95%.
Entre as estratégias adotadas pelo município para que a meta fosse alcançada, estão a realização do "Dia D", a manutenção de salas de vacinação abertas em todas as unidades de saúde da cidade e a realização de uma força-tarefa com equipes volantes, responsáveis por alcançar áreas de difícil acesso e por atender pessoas com deficiência em domicílio.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, considera que os índices são positivos, tendo em vista que a vacinação teve baixa adesão no Brasil pelo quinto ano consecutivo.
“Mesmo com a poliomielite sendo considerada erradicada no país, a imunização continua sendo importante para evitar os dois principais tipos da doença: a não-paralítica, que tem sintomas mais leves como uma simples dor de cabeça ou febre; e a paralítica, que apresenta quadro com lesões neurológicas, causando flacidez dos músculos, que acabam não se desenvolvendo”, disse a secretária.
Em Pernambuco, a campanha de vacinação contra a pólio foi prorrogada até o dia 13 de novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), cerca de 191.927 crianças ainda precisam ser vacinadas.