Jaboatão vai bloquear por 60 dias quem se recusar a tomar vacina contra a Covid-19
Medida começa a valer nesta quarta-feira (7) e visa educar cidadãos
A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vai bloquear por 60 dias o usuário que tentar escolher o imunizante contra a Covid-19 a ser aplicado. A decisão começa a vigorar a partir desta quarta-feira (7) e atinge o agendamento feito no aplicativo do município.
Leia também
• Pessoas que recusarem vacina serão bloqueadas no agendamento por 60 dias no Recife
• 2,6 mil pessoas se negaram a receber a vacina em Pernambuco
• Em Portugal, quem recusar vacina da AstraZeneca vai para o fim da fila
Quem tentar bancar o “sommelier de vacina” terá o perfil bloqueado no app De Olho na Consulta, através da ferramenta Bloqueio por Recusa de Vacina.
Após o período de dois meses, o sistema fará o desbloqueio automático do perfil e o usuário poderá utilizar o mesmo código do primeiro agendamento, sem a necessidade de uma nova marcação.
A medida, que também foi adotada no Recife e em outras cidades do Brasil, visa conscientizar as pessoas sobre a qualidade e segurança dos imunobiológicos, independente da empresa de origem.
Em Jaboatão, são aplicadas as vacinas Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Jansen.
Para evitar ainda mais a possibilidade das pessoas escolherem qual vacina vão tomar, a informação sobre a marca só será dada após o usuário se identificar.
Caso haja recusa do imunizante, o bloqueio será imediato e a pessoa terá que aguardar o prazo de 60 dias para um novo agendamento.