Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Jacquin: Não gosta de escovar os dentes? Veja os riscos para saúde da falta de higiene bucal

Além de afetar os dentes e a gengiva, a má higiene bucal pode trazer riscos de doenças cardiovasculares

Estética dentalEstética dental - Foto: Canva

O chef de cozinha Erick Jacquin chamou a atenção do público ao revelar, em entrevista ao podcast Flow, que não gosta de escovar os dentes. A fala do chef francês dá a entender que, na opinião dele, a falta de higiene bucal não traz malefícios para saúde, mas dentistas discordam.

"Eu não escovo o dente nunca. Não gosto. Eu não 'fede' na boca. Meus dentes são bonitos e inteiros. Um pouquinho marrom porque faz tempo que não faço limpeza", disse o jurado do reality show "MasterChef", que logo depois mostrou os dentes.

Deixar de escovar os dentes diariamente pode trazer inúmeros problemas para a saúde — e não apenas a bucal. Não higienizar a boca todos os dias aumenta o risco de desenvolvimento de cárie, halitose (popularmente conhecida como mau hálito), problemas na gengiva e até levar à perda dos dentes. Estudos apontam que a má higiene bucal pode impactar no desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Entenda melhor os riscos abaixo:

Cárie

A cárie é uma doença bucal causada por bactérias que vivem na boca. Essas bactérias produzem ácidos que desmineralizam (corroem) o esmalte do dente. A corrosão pode chegar à dentina, camada mais profunda dos dentes, nos casos mais graves de cárie. Para evitar o problema, é importante eliminar as placas bacterianas — uma película viscosa e incolor de bactérias — que se formam na boca (dentes e gengivas) principalmente após a ingestão de alimentos. A melhor forma de fazer isso é escovando os dentes e usando fio dental.

Halitose

O mau hálito é um problema comum, todo mundo já enfrentou ou vai enfrentar um dia. Até crianças são acometidas pela halitose. O problema pode ter inúmeras causas, desde longo tempo em jejum ou diminuição da saliva por conta do período dormindo.

— Deixar de escovar os dentes, deixar de usar o fio dental e de fazer a higiene da língua e bochechas, pode causar acúmulo de bactérias e restos de alimentos onde podem entrar em putrefação (causando mau hálito) — comenta a dentista Pamela Pironi.

Problemas na gengiva

Existem vários problemas que podem afetar a gengiva e causar doenças na boca. Isso normalmente acontece quando a placa bacteriana não é removida. Ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva podendo causar doenças como a gengivite.

— Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e suas estruturas. Por isso, visite o dentista regularmente e procure sempre manter os dentes limpos e toda a boca bem cuidada — orienta o dentista Ajuz.

Problemas cardíacos

Um estudo feito no Hospital Universitário de Osaka, no Japão, e publicado na revista científica Scientific Reports este ano apontou a relação da falta de higiene bucal e o risco aumentando de problemas cardiovasculares. O achado mais importante da pesquisa indica que a doença periodontal, caso mais grave da inflamação da gengiva que pode ser causada pela má higiene bucal, é o principal vilão. Sua pior consequência é o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como o infarto e AVC. Além disso, pode causar o apodrecimento dos dentes, fazendo-os cair, prejudicando a mastigação.

Passe o fio dental antes de escovar os dentes. Isso ajuda a remover o resto de comida e as placas bacterianas que ficam alojadas entre os dentes

Escove os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir. Isso evita a formação das placas bacterianas que tanto prejudicam a saúde bucal. A escovação não deve ser muito forte e os movimentos podem ser circulares ou em "vai e vem". A higienização deve durar de 1 a 2 minutos

Faça consultas frequentes com dentistas. A orientação, de modo geral, é comparecer a cada seis meses no consultório para uma limpeza mais profunda

Veja também

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil
ALIMENTAÇÃO

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara
ILHA GEÓRGIA DO SUL

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara

Newsletter