Logo Folha de Pernambuco

Premiação

Jair Bolsonaro e Donald Trump ganham prêmio Ig Nobel para mais irrelevantes da ciência

Prêmio criticou atuação dos presidentes durante a pandemia

Além de Bolsonaro e Trump, Vladimir Putin (Rússia) e  Boris Johnson (Reino Unido) também foram premiadosAlém de Bolsonaro e Trump, Vladimir Putin (Rússia) e Boris Johnson (Reino Unido) também foram premiados - Foto: Brendan Smialowski / AFP

Os presidentes Jair Bolsonaro e o americano Donald Trump receberam um prêmio um tanto inusitado, nessa quinta-feira (17). Em tom de crítica, a premiação da 30ª edição do Ig Nobel, organizado pela revista de humor científico Improbable Research, reverenciou os líderes por sua atuação durante a pandemia do novo coronavírus. 

A ideia do prêmio é chamar atenção para as produções científicas em todo o mundo. Além de Bolsonaro e Trump, Vladimir Putin (Rússia) e  Boris Johnson (Reino Unido) também foram premiados na categoria Educação Médica. Segundo os organizadores do evento, o mérito foi dado por usarem “a pandemia viral Covid-19 para ensinar ao mundo que políticos podem ter um efeito mais imediato sobre a vida e a morte do que cientistas e médicos”. 



O Ig Nobel acontece desde 1991 e também as categorias Paz, Economia, Física, Medicina, Acústica, Psicologia, Administração, Entomologia e Materiais. Este ano, os vencedores da Paz foram Índia e  Paquistão, por “fazerem seus diplomatas tocarem secretamente a campainha uns dos outros no meio da noite e depois fugirem antes que alguém tivesse a chance de atender”. 

Confira a transmissão da premiação:

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter