Logo Folha de Pernambuco

Estados Unidos

Janet Yellen permanecerá à frente do Tesouro dos EUA

Com Biden renovando seu gabinete, surgiram dúvidas sobre quanto tempo Yellen permaneceria em sua administração

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados UnidosJanet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos - Foto: DREW ANGERERGETTY IMAGES NORTH AMERICAGetty Images via AFP

O presidente americano, Joe Biden, pediu À secretária do Tesouro, Janet Yellen, que permaneça em seu posto, o que foi aceito por ela, disse nesta terça-feira (10) um funcionário da Casa Branca a par do assunto.

O pedido foi feito em meados de dezembro. Biden está se preparando para a renovação de seu gabinete e surgiram dúvidas sobre quanto tempo Yellen permaneceria em sua administração.

Anteriormente, a Bloomberg informara que Yellen, de 76 anos, estava disposta a seguir como secretária do Tesouro depois das eleições de metade de período. Em novembro, ela disse à NBC que sua intenção era permanecer no cargo "enquanto durasse o atual mandato de Biden".

Funcionários do Tesouro não quiseram comentar.

Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida e lidar com uma ameaça de recessão à medida em que o Fed (BC americano) eleva as taxas de juros para tentar segurar a inflação.

A mudança também dá a Yellen mais tempo para realizar algumas de suas principais prioridades, incluindo uma reformulação do Internal Revenue Service, reformas no Banco Mundial e aumentar a pressão sobre a Rússia sobre sua guerra na Ucrânia por meio de sanções e o teto do preço do petróleo.

Veja também

Newsletter