Saúde

Janssen enviou à Anvisa pedido de uso emergencial de vacina contra a Covid-19

Vacina para Covid-19 da JanssenVacina para Covid-19 da Janssen - Foto: Scott Olson/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

A Janssen enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quarta-feira (24) pedido de autorização para uso emergencial da vacina contra a Covid-19.

Agora, a agência reguladora terá sete dias para analisar os dados e decidir sobre a liberação.
A vacina da Janssen já recebeu o selo de boas práticas na fabricação. A etapa é um dos requisitos para que fabricantes possam solicitar o uso emergencial ou o registro definitivo da vacina.

O governo federal assinou contrato com a Janssen para adquirir 38 milhões de doses do imunizante no dia 19 de março. A vacina necessita somente de uma dose.
 


O cronograma do Ministério da Saúde prevê 16,9 milhões de doses até fim de julho, e o restante até novembro.
Desde o início do ano o até então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prometia a compra de doses das vacinas da Janssen e da Pfizer, mas reclamado publicamente das negociações.

Pressionado pelo atraso na vacinação e diante de cláusulas impostas pelos laboratórios, Pazuello decidiu pedir ajuda e compartilhar com o Palácio do Planalto a responsabilidade de comprar as vacinas.

O governo federal decidiu fechar contrato após aprovação de um projeto de lei no Congresso que visava destravar a compra dos dois imunizantes. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei.

O imunizante da Janssen foi aprovado no final de fevereiro pela FDA, agência reguladora de medicamentos e produtos alimentares dos Estados Unidos.

A vacina também foi recomendada pela Agência (EMA) Europeia de Medicamentos no dia 11 de março. O órgão informou que o imunizante é seguro e eficaz para adultos a partir de 18 anos.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter