Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Japão afirma que mísseis chineses caíram em sua zona econômica exclusiva

"Acreditamos que cinco dos nove mísseis balísticos lançados pela China caíram na ZEE do Japão", declarou o ministro à imprensa

Helicópteros militares chineses Helicópteros militares chineses  - Foto: Hector Retamal / AFP

Mísseis balísticos chineses teriam caído na zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão pela primeira vez, declarou o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, nesta quinta-feira (4). 

"Acreditamos que cinco dos nove mísseis balísticos lançados pela China caíram na ZEE do Japão", declarou o ministro à imprensa. 

A China realiza grandes exercícios militares nas águas ao redor de Taiwan após uma visita à ilha da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. 

"O Japão apresentou um protesto à China por meio de canais diplomáticos", disse Kishi, chamando o incidente de "um problema sério que afeta nossa segurança nacional e a de nossos cidadãos".

Algumas ilhas do departamento de Okinawa, no extremo sul do Japão, estão apenas a algumas dezenas de quilômetros de Taiwan. O ministro afirmou que esta foi a primeira vez que mísseis balísticos chineses entraram na ZEE japonesa. 

O número de nove mísseis é uma estimativa feita pelo Japão, acrescentou

A China lançou nesta quinta-feira exercícios militares em uma escala sem precedentes ao redor de Taiwan em resposta à visita de Pelosi entre terça e quarta-feira na ilha, apesar das fortes advertências de Pequim, que considera Taiwan como uma de suas províncias.

A iniciativa de Pelosi é vista pela China como uma provocação, um apoio aos defensores da independência de Taiwan e uma violação da promessa dos Estados Unidos de não ter relações oficiais com a ilha.

Veja também

Newsletter