Logo Folha de Pernambuco

Espaço

Japão diz que sua sonda lunar "retomou operações"

O Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) realizou um pouso histórico a 55 metros de seu alvo inicial

Imagem da superfície lunar tirada e transmitida por LEV-2 'SORA-Q' Imagem da superfície lunar tirada e transmitida por LEV-2 'SORA-Q'  - Foto: Japan Aerospace Exploration Agency (Jaxa) Takara Tomy / Sony Group / Doshisha University / AFP

A sonda lunar japonesa SLIM retomou suas operações, o que sugere que conseguiu restaurar o fornecimento de energia, anunciou a agência espacial JAXA nesta segunda-feira (29, noite de domingo no Brasil).

"Ontem à noite conseguimos restabelecer a comunicação com a SLIM e retomamos as operações", afirmou a agência japonesa na rede social X.

"Imediatamente começamos as observações científicas com a MBC (câmera espectroscópica multibanda) e obtivemos a primeira luz para observação de 10 bandas", acrescentou.

A JAXA também publicou no X uma imagem capturada pela sonda de uma rocha observada perto do módulo.

O Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) realizou um pouso histórico a 55 metros de seu alvo inicial, um alto grau de precisão, tornando o Japão o quinto país a conseguir pousar na Lua, após Estados Unidos, União Soviética, China e Índia.

No entanto, a JAXA anunciou pouco depois do pouso que não podia confirmar se as baterias solares do SLIM estavam gerando energia, e por isso cortou seu suprimento elétrico menos de três horas após pousar na Lua.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter