Logo Folha de Pernambuco

Exercícios militares

Japão e EUA realizam exercício conjunto após lançamento de míssil norte-coreano

É a primeira vez que um míssil norte-coreano é disparado contra o Japão em cinco anos

Exercício de bombardeio de precisão em resposta a Coreia do Norte dispara um míssil balístico de alcance intermediário sobre o JapãoExercício de bombardeio de precisão em resposta a Coreia do Norte dispara um míssil balístico de alcance intermediário sobre o Japão - Foto: South Korean Defence Ministry / AFP

Aeronaves militares japonesas e americanas realizaram um exercício conjunto em resposta ao lançamento de um míssil balístico norte-coreano nesta terça-feira (4), disseram autoridades japonesas. 

O Estado-Maior Conjunto do Japão afirmou que oito caças japoneses e quatro americanos participaram do exercício no espaço aéreo a oeste da região de Kyushu. 

"À medida que o ambiente de segurança em torno do Japão se torna cada vez mais complicado, incluindo o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte que sobrevoou o Japão, as Forças de Autodefesa e os militares dos EUA realizaram um exercício conjunto", detalhou o Estado-Maior Conjunto em comunicado.

As forças "confirmaram sua prontidão e demonstraram, tanto em casa quanto no exterior, a firme determinação do Japão e dos Estados Unidos em lidar com qualquer situação", acrescentou. 

O anúncio veio logo após o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, conversar com o chefe do comando americano da região do Indo-Pacífico, o almirante John Aquilino.

"Estamos tomando medidas rápidas", disse Kishida a repórteres, afirmando que Tóquio e Washington "decidiram realizar um exercício conjunto", sem acrescentar detalhes.

Kishida indicou que manteria conversas telefônicas com o presidente dos EUA, Joe Biden, "para reafirmar a forte coordenação entre os líderes do Japão e dos Estados Unidos". 

É a primeira vez que um míssil norte-coreano é disparado contra o Japão em cinco anos. Isso causou a ativação de um sistema de alerta de emergência que alertou a população de várias regiões do Japão para se refugiarem. 

O míssil caiu no mar sem causar ferimentos ou danos.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter