Jardim Botânico do Recife celebra 42 anos com reabertura de trilhas e volta dos ensaios fotográficos
Espaço ambiental está inserido em unidade protegida de Mata Atlântica
O domingo (1º) será de comemoração para o Jardim Botânico do Recife (JBR), que completa 42 anos de existência. Ligado à Prefeitura da Cidade, o equipamento ambiental está inserido em uma unidade protegida com 11,44 hectares de Mata Atlântica, no bairro do Curado.
Para celebrar a data, o espaço contará com programação especial. Entre as atividades voltadas ao publico estão o retorno dos ensaios fotográficos e a reabertura das trilhas. As novas regras para as duas ações serão anunciadas no domingo. Além disso, também será lançado um aplicativo voltado para a acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência visual ou que não sabiam ler: o JBR Acess, que vai oferecer aos visitantes informações em áudio sobre os diversos espaços do local.
Inaugurado em 1979 e reformado em 2013, o Jardim Botânico conta com sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro, o espaço cumpre papel científico, educacional e de lazer para a população.
Leia também
• Lixo é retirado do Rio Capibaribe em ação para defesa do meio ambiente
• Secretaria de Meio Ambiente e Jardim Botânico do Recife eliminam uso de copos descartáveis
• Petrolina e Juazeiro comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas e homenagens
“São 42 anos de serviços prestados à população, tanto para fins científicos, conservação da natureza, educação ambiental, como também de proporcionar aos seus visitantes um maior contato com a natureza”, disse. “Nosso equipamento entrou de vez no roteiro dos recifenses e turistas e a ideia é que cada vez mais a gente possa oferecer esse bem-estar, atrelado ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade", acrescentou.
A comemoração pelo aniversário conta, ainda, com o lançamento de dois instrumentos que guiarão as atividades do local: o Plano Diretor, voltado para regras de manejo, gestão e preservação do patrimônio, e o Manual de Gestão, direcionado para os procedimentos administrativos. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, e a entrada é gratuita.