Logo Folha de Pernambuco

Gaza

Jihad Islâmica exibe mísseis, foguetes e drones em desfile em Gaza

Cerca de 4.500 membros das Brigadas Al-Quds, braço militar da Jihad Islâmica Palestina

Material foi transportados em caminhões pintados de verde e com camuflagemMaterial foi transportados em caminhões pintados de verde e com camuflagem - Foto: Mahmud Hams/AFP

Milhares de milicianos palestinos desfilaram na Cidade de Gaza nesta quarta-feira (4), exibindo mísseis, foguetes e drones, por ocasião do 36º aniversário de criação do movimento da Jihad Islâmica.

Cerca de 4.500 membros das Brigadas Al-Quds, braço militar da Jihad Islâmica Palestina, participantes da marcha, indicaram à AFP um dirigente dessa organização que defende a luta armada contra Israel.

Os veículos, transportados em caminhões pintados de verde e com camuflagem, apresentados como "de fabricação local", foram montados durante a madrugada.

“Os novos mísseis do modelo Burak têm alcance de 85 km e os modelos Sadre 3 [um modelo iraniano] modernizados estão equipados com uma carga explosiva de 400 kg”, assinou o porta-voz das Brigadas Al-Quds.

Em maio, Israel lançou uma ataque contra a Jihad Islâmica em Gaza, durante as quais várias milícias palestinas dispararam mais de 1.200 foguetes contra o território do Estado Judeu, segundo o Exército israelense.

O balanço desses enfrentamentos foi de 34 palestinos e um israelense morto.

Israel exige, há mais de 15 anos, um bloqueio rigoroso aéreo, marítimo e terrestre na Faixa de Gaza, governado pelo movimento islâmico Hamas.

Veja também

Lewandowski descarta federalizar caso de assassinato de delator do PCC em Guarulhos
INVESTIGAÇÃO

Lewandowski descarta federalizar caso de assassinato de delator do PCC em Guarulhos

Tribunal holandês anula decisão histórica contra Shell sobre emissão de gases
Shell

Tribunal holandês anula decisão histórica contra Shell sobre emissão de gases

Newsletter