Logo Folha de Pernambuco

Reunião

Joe Biden convida Volodimir Zelensky à Casa Branca na terça-feira

Líderes "vão discutir as necessidades urgentes da Ucrânia" em sua luta contra a invasão russa

Presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, ao lado do líder americano, Joe BidenPresidente ucraniano, Volodimir Zelensky, ao lado do líder americano, Joe Biden - Foto: Brendan Smialowski / AFP

O presidente americano, Joe Biden, convidou seu colega ucraniano, Volodimir Zelensky, à Casa Branca na terça-feira, informou uma porta-voz neste domingo (10), em uma demonstração do "compromisso inabalável" do chefe do Executivo com a Ucrânia após o bloqueio legislativo a seu pedido de ajuda a Kiev.

Os dois líderes "vão discutir as necessidades urgentes da Ucrânia" em sua luta contra a invasão russa, e "a importância vital do apoio continuado dos Estados Unidos neste momento crítico", declarou, em nota, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

A Presidência ucraniana informou, no comunicado, que a reunião se concentrará em pontos-chave, como a "cooperação adicional de defesa entre a Ucrânia e os Estados Unidos, particularmente através de projetos conjuntos na produção de armas e sistemas de defesa aérea, bem como na coordenação de esforços entre nossos países no próximo ano".

Em um golpe para Zelensky, senadores republicanos bloquearam na semana passada US$ 106 bilhões (cerca de R$ 520 bilhões) em ajuda de emergência sobretudo para Ucrânia e Israel, depois que os conservadores refutaram a exclusão de reformas migratórias que eles tinham exigido como parte do pacote.

O bloqueio representa um revés para Biden, que urgiu os legisladores a aprovarem os recursos, alertando que Putin não pararia com uma eventual vitória na Ucrânia e poderia, inclusive, atacar um país da Otan.

A Casa Branca disse que a reunião acontecerá em um momento crítico, "enquanto a Rússia aumenta seus ataques com mísseis e drones contra a Ucrânia".

Veja também

EUA condena homem por planejar matar agentes que investigaram seu papel no ataque ao Capitólio

EUA condena homem por planejar matar agentes que investigaram seu papel no ataque ao Capitólio

Caso Gisely Kelly: julgamento de empresário réu por matar ex-companheira é adiado pela Justiça
adiado

Caso Gisely Kelly: julgamento de empresário réu por matar ex-companheira é adiado pela Justiça

Newsletter