Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Joga golfe? Estudo aponta risco 2,4 vezes maior de desenvolver uma doença; saiba qual

Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália analisaram diagnósticos de mais de 300 atletas e 16 mil australianos

Golfistas precisam se proteger da exposição repetida ao sol Golfistas precisam se proteger da exposição repetida ao sol  - Foto: Pixabay

O protetor solar é o maior aliado de atletas que praticam esportes ao ar livre. Uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Sul da Austrália, em Adelaide, descobriu que jogar golfe pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.

Ao levar em consideração a idade, sexo, educação e tabagismo, os resultados mostraram que os golfistas australianos tem 2,4 vezes mais chances de contrair a doença do que outras pessoas que não jogam golfe. Os cientistas explicam que o risco aumentado se dá pela exposição repetida ao sol e não usar protetor solar suficiente.

A pesquisa contou com 336 jogadores e 16 mil australianos que não praticam o esporte, registrados na anual Pesquisa de Saúde Australiana. Dentre os resultados, publicados na revista BMJ Open Sport & Exercise Medicine, foi possível observar que apenas 7% do público geral apresentaram um diagnóstico de câncer.

Para o principal autor do estudo e professor da Universidade do Sul da Austrália, Brad Stenner, existe a possibilidade de que jogadores de golfe mais velhos tenham sido expostos aos raios ultravioleta (UV) nocivos do sol antes de começarem a jogar golfe. Mas os efeitos da exposição são cientificamente associadas ao desenvolvimento do câncer.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) considera o câncer de pele como o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Segundo o Ministério da Saúde, para cada ano do triênio de 2023 a 2025 são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo mais recorrentes em mulheres.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter