Logo Folha de Pernambuco

investigação

Joias oferecidas a Michelle Bolsonaro quase foram leiloadas pela Receita em pregão; entenda

Avaliadas em R$ 16,5 milhões, os itens de luxo da grife suíça Chopard não foram incluídos ao catálogo de negociação do Fisco

LeilãoLeilão - Foto: Reprodução/Internet

As joias com diamantes destinadas pela Arábia Saudita à ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, quase foram leiloadas pela Receita Federal no primeiro leilão de 2023.

Avaliadas em R$ 16,5 milhões, os itens de luxo da grife suíça Chopard não foram incluídos ao catálogo de negociação do Fisco, porque foram apontados como provas de possíveis crimes cometidos. O prazo para lances, encerrado nessa segunda-feira (6), coincidiu com a abertura do inquérito da Polícia Federal para a investigação do caso.

Veja abaixo como vai funcionar o primeiro pregão da Receita com itens apreendidos no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, como o conjunto milionário de Michelle. Em geral, os produtos chegam até as mãos do Fisco por apreensões feitas a viajantes internacionais que tentam entrar no país, de volta do exterior, sem declará-los.

O que é leiloado?
Os leilões da Receita Federal têm um catálogo montado por mercadorias apreendidas pela alfândega, ou abandonadas no aeroporto. Com 66 lotes, o pregão da vez, destinado a produtos de Guarulhos, conta com uma longa lista de artigos variados. Entre eles, há joias, pedras preciosas, perfumes, roupas, relógios, notebooks, tablets, fones de ouvido, bicicletas e até pranchas de surf.

Como participar?
Os interessados em participar do leilão puderam ofertar seus lances, por meio do Portal e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. O acervo está disponível no edital publicado no Sistema Eletrônico da Receita. O site permite que qualquer pessoa acompanhe as datas e os produtos ofertados.

Depois de se cadastrar para participar do pregão, é preciso selecionar o número do leilão, escolher um dos lote para fazer o lance e incluir a proposta.

Na primeira etapa, que consiste em fazer o lance inicial, o participante deve oferecer um valor. Para a fase seguinte, são selecionados os lances maiores, mais o que o valor ofertado for até 10% que a proposta de nível mais alto.

Aqueles que preencherem os pré-requisitos, avançam para o próximo nível, que é quando ocorrem os lances de forma direta. Este é o momento em que as pessoas "competem" entre si. O dono da melhor oferta ganha o lote, caso não haja contestação de outros participantes.

Passo a passo para o resgate dos produtos
Ao levar o lote para a casa, o comprador dever emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Com ele, é possível pagar o valor integral do lote no primeiro dia útil após o leilão ou então parcelá-lo em duas partes. Ao escolher o parcelamento, é preciso arcar com 20% do total no primeiro dia útil após o leilão, e os 80% restantes depois de oito dias.

Os itens devem ser pagados exclusivamente no banco, de maneira presencial, ou pelo internet banking por meio dos aplicativos. Não pagar o lote ganho é considerado um ato ilícito, e o vencedor pode ser multado pela Receita Federal.

Para resgatar o artigo comprado, o indivíduo deve deve buscá-lo presencialmente, uma vez que a Receita não se responsabiliza pelo envio dos itens leiloados.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter