TECNOLOGIA

Jornal irlandês pede desculpas após publicar artigo de opinião gerado por inteligência artificial

The Irish Times afirmou ter sido vítima de "fraude" e prometeu rever procedimentos editoriais

Chat GPTChat GPT - Foto: Reprodução/ChatGPT

O jornal The Irish Times pediu desculpas por ter publicado um artigo de opinião criado por inteligência artificial. O diário irlandês afirmou que foi vítima de uma "fraude deliberada e coordenada" do autor responsável pelo texto, intitulado "A obsessão dos irlandeses pelo falso bronzeado é problemática".

O artigo foi publicado na quinta-feira e se tornou um dos mais lidos do site do jornal. Na sexta-feira, a publicação decidiu retirá-lo do ar depois que um internauta afirmou ao diário britânico The Guardian ter usado a ferramenta de inteligência artificial GPT4 para gerar cerca de 80% do texto.

Além disso, ele disse que a foto de perfil usada no texto havia sido criada a partir do gerador de imagens Dall-E 2. O homem explicou ao Guardian que o objetivo era provocar um debate sobre a política identitária e também divertir os amigos.
 

Com isso, o "Irish Times" decidiu pedir desculpas e destacou que a publicação do texto "constituía uma ruptura na confiança" entre o jornal e os leitores.

"O incidente evidenciou lacunas nos procedimentos para a publicação [de textos]", afirmou o chefe de redação do jornal, Ruadhan Mac Cormaic, em comunicado. "Também evidenciou um dos desafios colocados pela inteligência artificial aos órgãos de comunicação. Como outros, vamos aprender e nos adaptar".

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter