Logo Folha de Pernambuco

Majestade

Jovem de espírito, Elizabeth II rejeita prêmio para idosos

A revista Oldie, que pretende ser uma alternativa 'despreocupada' a uma imprensa 'obcecada por juventude e celebridade'

Rainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II - Foto: Jacob King / POOL / AFP

"Sua majestade acredita que você tem a idade que sente", disse o secretário de Elizabeth II para explicar por que a monarca, de 95 anos, rejeitou um prêmio reservado para idosos, informou a publicação que concede o prêmio nesta terça-feira (19).

A revista Oldie, que pretende ser uma alternativa "despreocupada" a uma imprensa "obcecada por juventude e celebridade", anunciou que havia proposto ao Palácio de Buckingham conceder o "Oldie of the Year" ("Velho do Ano") à soberana, que está no trono há quase sete décadas.

Na terça-feira, publicou a carta de rejeição enviada em 21 de agosto do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha passa os verões, e assinada por seu vice-secretário particular, Tom Laing-Baker.
 

“Sua Majestade acredita que você tem a idade que sente e, portanto, não acredita que preencha os critérios para receber o prêmio”, explicou.

Depois de passar sucessivos confinamentos no Castelo de Windsor, cerca de 40 km a oeste de Londres, e apesar das especulações de que poderia ser menos vista em público após a morte em abril de seu marido Phillip, Elizabeth II assumiu vários compromissos recentemente.

Ela foi vista andando em público com uma bengala na semana passada, a primeira vez que isso aconteceu desde 2004.

Phillip, que faleceu em abril um mês após completar 100 anos, recebeu o prêmio "Oldie" em 2011, aos 90 anos.

"Não há nada para o moral como ser lembrado de que os anos passam e a velha carcaça começa a desmoronar", escreveu o duque de Edimburgo, conhecido por seu humor às vezes pouco diplomático, em sua carta de agradecimento. "Mas é bom que eles se lembrem de você", acrescentou.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter