Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Juiz permite lançamento de livro potencialmente explosivo sobre Trump

Presidente dos Estados Unidos chamou o livro de "ficção"

Donald TrumpDonald Trump - Foto: Mandel Ngan/AFP

Um juiz dos Estados Unidos se recusou neste sábado a impedir a venda de um livro no qual um ex-assessor de Segurança Nacional do presidente Donald Trump o descreve como corrupto e incompetente.

Com os exemplares já enviados para as livrarias, o juiz Royce Lambert escreveu na sentença que o ex-assessor John Bolton parece não ter cumprido sua obrigação de não divulgar assuntos confidenciais, mas não encontrou razões para bloquear o lançamento.

"Embora a conduta unilateral de Bolton levante sérias preocupações de segurança nacional, o governo não conseguiu estabelecer que uma liminar é um remédio apropriado", escreveu o juiz. O magistrado disse que uma revisão de trechos que o governo alega que que contêm material confidencial o convenceu de que Bolton "provavelmente colocou em perigo a segurança nacional com a publicação".
 



O livro, com o título "The Room Where it Happened" (A Sala Onde Aconteceu), foi enviado às librarias para o lançamento na terça-feira. Várias acusações feitas contra Trump na obra foram antecipadas pela imprensa. Bolton descreve os 17 meses que trabalhou com Trump, até sua demissão em setembro do ano passado. Trump chamou o livro de "ficção".

De acordo com Bolton, republicano por toda a vida e que integra a ala mais à direita do partido, Trump "não é apto para o cargo".

Bolton descreve como Trump "suplicou" ao presidente chinês, Xi Jinping, durante as negociações comerciais para que Pequim aumentasse as compras de produtos agrícolas americanos, com o objetivo de conquistar votos nos estados agrícolas na eleição presidencial de novembro.

 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter