Logo Folha de Pernambuco

Macapá

Juíza determina volta imediata de horário eleitoral em Macapá

Decisão atendeu a um requerimento de Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, e ocorreu menos de 24h após pedido da emissora para readequar grade

Sistema elétrico do Amapá foi restabelecido após 21 diasSistema elétrico do Amapá foi restabelecido após 21 dias - Foto: Reprodução/Twitter @randolfeap

Em decisão proferida na manhã desta sexta (27), a juíza eleitoral Eleusa da Silva Muniz determinou que as emissoras de TV que operam em Macapá passem a veicular imediatamente as propagandas eleitorais dos candidatos, o que deve ocorrer ainda esta noite.

A decisão atendeu a um requerimento de Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e foi alvo de contestações tanto de partidos concorrentes quanto da afiliada da Globo no estado, a Rede Amazônica Macapá.

Os rivais alegam que a volta do horário eleitoral beneficia Alcolumbre, que tem o maior tempo de TV e maior orçamento de campanha, e pediram a revisão da decisão pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em caráter liminar, mas ainda não houve resposta.



Em reunião na véspera, a juíza recebeu um ofício da afiliada da Globo que solicitava antecipação nos horários das duas inserções diárias, alegando haver descasamento com a programação da Rede Globo.

A Rede Amazônica alegou que a exibição das propagandas no horário padrão vai interromper a transmissão do Jornal Nacional na capital do Amapá e, às quartas-feiras, levará torcedores a assistir aos jogos ao vivo com atraso em relação ao resto do país.

Além disso, a emissora informou ao juízo que os candidatos ainda não haviam entregado o material a ser divulgado na propaganda.

Partidos como o Podemos e o PSB, rivais de Josiel Alcolumbre, são contra a volta do horário eleitoral. A decisão de retomar a propaganda foi do TSE (Tribunal Superio Eleitoral), que na última terça (24), baixou nova resolução ampliando o teto de gastos da campanha e estendendo o horário na TV.

Em razão do apagão no Amapá, a eleição em Macapá foi adiada para 6 e 20 de dezembro.

Sem resposta, os representantes dos partidos tentaram negociar o início da propaganda apenas na segunda (30).
Em documento assinado eletronicamente às 18h31, a juíza determinou que os partidos fossem informados dos argumentos da Rede Amazônica, devendo se pronunciar em 24 horas.

Mas na manhã desta (27), às 10h47, a juíza porém baixou a nova ordem, mandando retomar a propaganda imediatamente.

Na decisão, ela informou que o Ministério Público se manifestou no mesmo sentido.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter