Logo Folha de Pernambuco

frança

Julgamento de apelação do chileno Nicolás Zepeda por assassinato é adiado

O chileno é acusado do assassinato de sua ex-namorada japonesa Narumi Kurosaki

Humberto Zepeda, pai de Nicolas ZepedaHumberto Zepeda, pai de Nicolas Zepeda - Foto: Sébastien Bozon / AFP

O julgamento da apelação do chileno Nicolás Zepeda na França pelo assassinato de sua ex-namorada japonesa Narumi Kurosaki foi adiado para uma sessão de audiência criminal "posterior", anunciou nesta quinta-feira (23) o presidente do tribunal penal de Vesoul (leste), François Arnaud.

Arnaud não detalhou nenhuma data precisa. Os novos advogados do chileno, Renaud Portejoie e Julien Dreyfus, nomeados pelo réu na terça-feira, quando começou o julgamento, solicitaram o adiamento do julgamento para estudar o caso e e preparar melhor a defesa.

Os dois advogados haviam declarado que seria "impossível" defender Zepeda se o processo não fosse adiado.

Segundo Portejoie, ele precisaria "entre 300 e 400 horas" para estudar o arquivo, de cerca de 20 mil páginas.

O julgamento da apelação de Zepeda começou na última terça-feira em um tribunal em Vesoul, no leste da França. No entanto, logo após o início da audiência, François Arnaud indicou que o advogado Antoine Vey - que deveria representar Zepeda - o informou dias antes que estava desistindo do caso porque seu cliente o recusou.

Mas nesta quinta-feira, Renaud Portejoie deu outra versão, afirmando que o chileno "nunca" recusou Vey, e que - segundo lhe tinha dito o seu cliente - esperava até terça-feira que Vey o atendesse.

O próprio Zepeda, de 32 anos, falou em tribunal nesta quinta-feira e garantiu que a demissão de Vey "não foi planeada" e que ele "está preparado" para o julgamento.

"Fiz tudo o que tinha que ser feito da minha parte, mas não posso assumir o papel de advogado porque não sou advogado", declarou em francês o réu, que usava uma camisa xadrez escura.

O promotor, Étienne Manteaux, havia exigido que a petição fosse rejeitada, chamando Zepeda de "mentiroso", acusando-o de "ajustar os tempos" e "assumir o controle" do tribunal. "Nicolás Zepeda não é a vítima", sublinhou.

A advogada que representa os familiares de Kurosaki, Sylvie Galley, afirmou entender a necessidade de o acusado ter uma defesa justa, mas denunciou uma "instrumentalização da justiça" por parte do acusado e lembrou ao tribunal o "sofrimento" dos familiares da vítima.

Randall Schwerdorffer, advogado de uma das partes civis, afirmou que "entende" o pedido de adiamento, e sustentou que quer "um verdadeiro julgamento (...) e não uma execução de Nicolás Zepeda".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter