Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Junção de fenômenos atmosféricos explica temporal desta segunda; chuva pode seguir até quarta

Apac permanece monitorando a situação e pode emitir alerta em caso de necessidade

Dia de chuva no RecifeDia de chuva no Recife - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

As fortes chuvas registradas no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata do Estado na madrugada e manhã desta segunda-feira (3) foram ocasionadas pela junção de dois fenômenos atmosféricos, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

"A gente tem a chuva de brisa, que ocorre de madrugada e pela manhã. Esse sistema foi intensificado por um vórtice ciclônico de altos níveis, que ajuda a levantar a umidade para níveis mais altos da atmosfera e formar nuvens mais desenvolvidas que provocam chuvas mais intensas", explica a meteorologista da Apac Vilurdes Lopes.

Segundo ela, o sistema pode atuar na região litorânea do Estado até a próxima quarta-feira (5). "Amanhã (terça-feira, 4), estamos sujeitos a chuvas moderadas pelo menos no Litoral", acrescenta Vilurdes.

Durante esta segunda-feira, também há a possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva ao menos moderadas na região. A Apac permanece monitorando a situação e pode emitir alertas de chuva - a agência já informou à Defesa Civil sobre as chuvas.

"Ficamos monitorando esse sistema e deve ocorrer chuvas mais intensas de hoje para amanhã", completa a meteorologista.

Igarassu, no Litoral Norte do Estado, registrou o maior índice de chuva das últimas horas, com 90,80 mm na estação Alto do Céu. Em Rio Formoso, na Mata Sul, o índice chegou a 84,46 mm. 

Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a estação da Apac contou 70,04 mm. Na capital pernambucana, o maior índice foi registrado na estação do Morro da Conceição: 66,45 mm.

Não houve registro de feridos ou desalojados por causa das chuvas, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). 

Em Igarassu, houve registro de pontos de alagamento nos Loteamentos Manancial, Nova Esperança e Senhora da Conceição. Já em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Candeias, uma árvore caiu - também sem danos humanos e nem materiais. Em Rio Formoso, houve um deslizamento de barreira.

Sistema é comum para época do ano
Por fim, Vilurdes destaca que o vórtice ciclônico é comum para esta época do ano. "Estamos no mês de janeiro, o mês de maior atuação desse sistema, que causa chuva em todo o Nordeste do Brasil", explica.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter