Cidadania

Juntos pela Cidadania estreia ação de serviços gratuitos para a população neste sábado (31)

A ação acontecerá na Escola Estadual de Referência ao Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 8h

 Juntos pela Cidadania oferece serviços gratuitos para a população. Juntos pela Cidadania oferece serviços gratuitos para a população. - Foto: Divulgação/SJDH

No próximo sábado (31), o município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, recebe a primeira ação do Juntos pela Cidadania. A ação acontecerá na Escola Estadual de Referência ao Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 8h.

Na ocasião, serão oferecidos serviços gratuitos de acesso à cidadania para a população, por meio de diversas ações integradas entre o governo estadual e o município. 

Durante a semana que antecede a estreia da ação, o programa 'Juntos pela Escola', promovido pela Secretaria de Defesa Social (SDS), realizará palestras para compartilhar o objetivo da iniciativa com os estudantes da Escola de Referencia em Ensino Médio Maria Eugênia e da Escola Douglas Menezes, ambas localizadas em Ponte dos Carvalhos.

No dia 21 de setembro, a mesma ação acontecerá em Jaboatão dos Guararapes, no Núcleo Estadual de Prevenção Social, em Cajueiro Seco. Posteriormente, o calendário junto a outros municípios será divulgado.

Juntos pela Cidadania
O Juntos pela Cidadania é uma ação do Governo de Pernambuco, realizada por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em coordenação conjunta a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Secretaria de Defesa Social (SDS) e Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE). 

A iniciativa visa, também, promover a integração entre redes de prevenção social, com a execução de ações estratégicas para a garantia do acesso a direitos e, consequentemente, redução do crime e violências. Aproximando, assim, ainda mais os órgãos do governo do estado junto aos municípios, fortalecendo os laços dentro das comunidades e firmando o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.

 Para a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo, entende-se que quanto mais serviços de acesso a direitos estiverem próximos à população, mais efetivamente se consegue mitigar situações de violações de direitos humanos.

"Assim, esse instrumento funciona como porta de entrada para a política de prevenção à violência, porque não apenas se lida com os sintomas, mas, também, abordam as multicausalidades da violência, promovendo, assim, uma sociedade mais segura", afirma a secretária.

As ações do Juntos pela Cidadania serão realizadas sempre aos sábados, das 8h às 12h, para facilitar a adesão da população aos serviços. Durante as ações, a iniciativa irá oferecer, também, atividades de lazer.

Veja quais serviços serão disponibilizados:

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH)


Secretaria de Defesa Social (SDS)

 Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas (SAS)

Secretaria da Mulher (SECMULHER)

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE)

Secretaria da Criança e Juventude

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Defensoria Pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

 

Veja também

CEO da Oceangate queria treinar tripulantes de submarino Titan em uma hora, diz ex-funcionário
MUNDO

CEO da Oceangate queria treinar tripulantes de submarino Titan em uma hora, diz ex-funcionário

Entenda as linhas de investigação dos incêndios florestais no país
Incêndios florestais

Entenda as linhas de investigação dos incêndios florestais no país

Newsletter