Logo Folha de Pernambuco

DIREITO

Juristas renomados debatem em seminário do IAP o Anteprojeto do Código Civil

Evento acontece nos próximos dias 26 e 27 de agosto

Evento será realizado na Faculdade de Direito do RecifeEvento será realizado na Faculdade de Direito do Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Recife sediará, nos dias 26 e 27 próximos, um seminário que desperta grande interesse no meio jurídico sobre o Anteprojeto do Código Civil, em Perspectiva de Direito Comparado. O evento reunirá em nossa capital e também em São Paulo palestrantes renomados como a professora e escritora Judith Martins-Costa, de Porto Alegre, grande referência da área do Direito Civil brasileiro e o jurista, professor da Universidade de Lisboa, António Menezes Cordeiro, atuante no cenário jurídico Mundial.

Os participantes somam experiências em atividades teóricas e práticas, no âmbito do Direito Civil e Empresarial. António Menezes Cordeiro é jurisconsulto, árbitro nacional e internacional e advogado. Foi Presidente do Centro de Arbitragem Comercial da CCIP, é Presidente Emérito do CIDP e é sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Judith Martins – Costa tem passagens pelos Centros de Arbitragens e Mediação da Câmara do Comércio Brasil-Canadá; Ciesp-Fiesp; FGV-RJ (Câmara de Comércio Internacional) e pelo CIDP- Investigação de Direito Privado, de Portugal. Integrou a comissão do Ministério de Justiça (1996) para restabelecer o regime legal do casamento, reformando e revogando a Lei 9.278/96. É conferencista em universidades na Itália, Espanha, Portugal, Paris. Entre os livros escritos, A Boa Fé no Direito Privado, uma referência. Integra a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e é fundadora e presidente do Instituto de Estudos Culturalistas.

O Seminário é uma iniciativa do Instituto dos Advogados de Pernambuco-IAP, em parceria com o Instituto de Direito Privado – IDiP e com o Instituto de Estudos Culturalistas - IEC, do Rio Grande do Sul. "A parceria tem a intenção de promover um maior conhecimento e aprofundamento deste anteprojeto. As inscrições já estão abertas e podem participar advogados profissionais, estudantes de graduação e membros do IAP.  É preciso esmiuçar e entender as mudanças que estão sendo propostas, já que as alterações foram tão pouco discutidas. É de extremo interesse dos profissionais da advocacia debater este Anteprojeto. Precisamos estudá-lo. O Seminário será uma grande oportunidade para este debate, uma vez que estamos reunindo palestrantes, juristas renomados e conhecedores do tema", destaca Erika Ferraz, presidente do IAP.

O Anteprojeto do Código Civil, o qual se propõe a rever as relações de Direito Privado do país, tem roubado atenções, gerando polêmicas e mobilizando equipes de profissionais da advocacia, senadores e deputados que dizem buscar aprimorar a Lei 10.406, de 2002. Uma comissão de juristas, notáveis, criada pelo Senado, avançou na revisão do texto em vigor, numa tentativa de trazê-lo para os dias atuais, no entanto, o texto tem sido bastante criticado, especialmente pela rapidez com que foi concluído. As mudanças propostas têm gerado discussões e muitas críticas. Entre as inovações apresentadas estão a inclusão de uma parte específica sobre o direito digital e a ampliação e muitas modificações nas partes da responsabilidade civil, contratos, direito de família e sucessões, entre outas variadas questões. 

O encontro conta com outros palestrantes igualmente conhecidos locais e vindos ainda de São Paulo como  Pedro Rabello Bortolini, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP. Especialista em Direito Societário pela FGV-São Paulo. Professor da PUC e da Escola Paulista da Magistratura. Rebello é ainda Coordenador do Grupo de Estudo em Financiamento e Reorganização de Empresas da FGV-SP e membro do Fórum Nacional de Juízes Empresariais; Ivanildo Figueiredo, Mestre e Doutor em Direito (UFPE), Pós-Doutor em Direito Comercial (USP), professor da Faculdade de Direito do Recife; Lucas Buril, Doutor em Direito Processual pela USP e professor de Direito processual Civil da FDR-UFPE; João Otávio Terceiro Neto, Doutor e Mestre em Direito pela UFPE e membro do IBDP e da ANNEP. Advogado e professor; Gustavo Azevedo, Mestre pela UFPE. Doutor pela USP. E também membro da ANNEP e do IBDP. Professor da UFPE, além do professor Silvio Neves Baptista, destaque na advocacia pernambucana entre outros.

No Recife e em São Paulo 
O seminário terá sua abertura, dia 26, na Faculdade de Direito do Recife, a partir das 19h, tendo como palestrantes António Menezes Cordeiro e com a participação de Judith Martins-Costa e do professor Torquato Castro, Diretor da Faculdade de Direito do Recife. Dia 27, das 9h às 17h, o encontro acontecerá no Mirante do Paço Alfândega. E ao mesmo grupo da mesa de abertura se juntará ainda os professores Silvio Neves Baptista, Fábio Martins e Érika Ferraz que atuará como mediadora da análise crítica do anteprojeto e seus impactos nos contratos e outros temas de importância do Direito Civil. Várias outras mesas se estenderão com o Seminário debatendo com os convidados- participantes e palestrantes variados tema em direção ao Direito Empresarial, Direito Família; Processo Civil; Direito Civil. Na quinta-feira, 29, Menezes Cordeiro repete a palestra que fez na capital recifense, no TRF3 de São Paulo.

Temas, horários, palestrantes acessar as redes sociais do IAP. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-direito-civil/2583220. Podem participar advogados profissionais, estudantes de graduação e membros do IAP.

Veja também

CEO do grupo francês Tereos se posiciona contra acordo entre Mercosul e União Europeia
economia

CEO do grupo francês Tereos se posiciona contra acordo entre Mercosul e União Europeia

Quem vai analisar relatório da Polícia Federal na PGR para preparar denúncia contra Bolsonaro?
golpe

Quem vai analisar relatório da Polícia Federal na PGR para preparar denúncia contra Bolsonaro?

Newsletter